Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Aves decorativas ou ornamentais

autor: Redação Ruralnews
data: 14/01/2016

 
A beleza dos animais é um atrativo que fascina os seres humanos desde o início dos tempos, principalmente os animais de porte majestosos, coloridos e que criem uma atmosfera harmoniosa. Desta forma, o interesse por aves ornamentais se tornou grande em praticamente todos os países, fazendo com que a sua criação fosse difundida cada vez mais.

São muitas as aves decorativas, como cisnes, pavões, diversas variedades de patos, gansos, faisões, marrecos, periquitos australianos, calopsitas, papagaios, etc. Apesar de serem lindas e decorativas, muitas dessas espécies também é criada para abate.

Na maioria das vezes as aves de maior porte, como pavões, patos, cisnes, faisões, etc., são adquiridas por proprietários de sítios, chácaras ou fazendas e utilizadas para ornamentar belos lagos ou mesmo jardins projetados. Podem ser criadas soltas ou em viveiros, dependendo do tipo de propriedade ou da finalidade que for designada às aves.

No caso de aves de menor porte, como canários, periquitos, curiós, etc., a maior concentração de compradores aparece nas grandes cidades, pois estas aves estão sendo, cada vez mais, procuradas como animais de estimação.

Existem centenas de variedades de aves ornamentais criadas no Brasil. Muitas são de origem brasileira apesar de ser a grande maioria de origem asiática ou européia. Podem ser classificadas como aves silvestres, se são originárias ou se tem ocorrência no território nacional, ou aves exóticas, se forem oriundas de outros países, mesmo que sejam criadas no Brasil. As aves nacionais só podem ser compradas de criatórios autorizados e registrados no IBAMA.

O valor de mercado dessas aves é considerado bastante elevado, o que torna sua criação um negócio em expansão no Brasil. Dependendo da espécie, do porte e da origem, uma ave ornamental pode custar até dezenas de milhares de reais.

Para quem adquire aves ornamentais, as vantagens são muitas: beleza, canto, baixo custo de manutenção com rações, medicamentos e consultas veterinárias. Ainda, dependendo da espécie, o espaço físico necessário é bastante reduzido, além da facilidade para manejo e limpeza. Criar aves ornamentais significa conviver com a beleza, ter lindos animais de estimação e mesmo um hobby, para os mais apaixonados.
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb