Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Inhame

autor: Redação RuralNews
data: 06/05/2019

 
O inhame (Colocasia esculenta) é uma hortaliça de regiões tropicais, rica em vitamina B, C, açúcar e proteínas, além do amido. A parte comestível é o caule subterrâneo, por se tratar de uma hortaliça de tubérculos.

A variedade mais cultivada é a chamada "chinês" ou "inhame chinês". Suas flores são parecidas com antúrios e suas folhas são em forma de coração. Muitas vezes, o inhame é confundido com o cará, pois este se chama, em espanhol, "ñhame" e em italiano, "igname".

O espaçamento mais indicado para o plantio do inhame é de 1m x 0,20m, possibilitando o plantio de 50.000 plantas por hectare. O plantio deve ser feito durante o período das águas, em regiões mais frias, como no Sul do Brasil, ou durante todo o ano, em regiões mais quentes, desde que haja um regime regular de chuvas durante o ano e que possa ser utilizada a irrigação.

Esta é uma planta alta, chegando a 1,80m, dependendo da variedade. Desenvolve-se melhor em climas úmidos e quentes, devido à sua origem, pois é uma planta oriunda do sul da Ásia. As temperaturas mais apropriadas para o desenvolvimento do inhame ficam entre 25 e 30 ºC. O solo deve ser úmido, com drenagem adequada e rico em matéria orgânica Preferencialmente, deve ser cultivado em solos arenosos ou areno-argilosos, com pH entre 5,5 e 6,5.

A colheita acontece, de maneira geral, entre abril e julho, cerca de nove meses após o plantio, quando a planta estiver madura. Os sinais dessa condição aparecem, principalmente, nas folhas, que ficam secas ou amareladas, com manchas. De acordo com o espaçamento adotado, as técnicas utilizadas e a variedade, a produtividade pode variar de 10 a quase 30 toneladas por hectare.

Os tratos culturais necessários se resumem em capinas regulares e a irrigação, medida que deve ser adotada em regiões com um regime pluviométrico insuficiente ou inadequado a este tipo de cultura.

Por ser bastante nutritivo, o inhame é utilizado em sopas, para fortalecer pessoas em fase de recuperação de qualquer problema de saúde e, também, como forma de "reforçar" o regime alimentar da população mais carente. Além disso, o inhame produzido no Brasil também é exportado para mercados mais acostumados ao consumo desta hortaliça.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb