Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Conheça os principais fatores para uma boa criação de frangos de corte

autor: Redação Rural News
data: 04/04/2016

Ter uma criação de frangos de corte pode ser um negócio lucrativo quando bem executado. Medidas simples como o clima, localização da granja e mercado consumidor estão entre os pontos fundamentais a serem observados pelo futuro empresário. Afinal, não basta ter o dinheiro necessário para o investimento se o produtor comete erros nos princípios básicos da criação de frangos destinados ao abate.

Neste sentido, um dos primeiros requisitos refere-se às condições climáticas ou ambientais. Regiões muito quentes ou muito frias afetam a produção dos frangos de corte. Assim, a recomendação é que a granja seja instalada em um local onde a variação térmica oscile entre 14ºC a 25º C no ano. Também deve-se evitar regiões muito úmidas (onde a média anual fique acima de 80%) e de ventos muito fortes.

 Além do clima local, a propriedade que abrigará a granja deve ser localizada próximo do seu mercado consumidor (este encontra-se sempre nos grandes centros populacionais), dos seus fabricantes,  dos distribuidores de rações e dos fornecedores de pintos de 1 dia. Isto diminuirá não somente o custo dos fretes, como ajudará na preservação das aves contra a perda de peso e ferimentos durante o transporte, bem como, diminuirá o custo do frete com relação aos distribuidores.  A proximidade com áreas hortifrutíferas também deve ser levada em conta, devido à venda de esterco. Ainda nesta lógica, as estradas e vias de acesso até a granja devem ter boas condições de tráfego e, de preferência, estas devem ser asfaltadas (para que se evitem complicações em dias chuvosos).

Outra vantagem para a localização da granja ser próxima aos grandes centros diz respeito à facilidade que se terá em receber atendimento médico veterinário ou técnico especializado no local. Não se deve esquecer que o produtor terá que contratar mão-de-obra para o seu negócio, o que, nas cidades, existe aos montes (apesar da população urbana preferir os trabalhos nas indústrias locais, uma forma de atrair estas pessoas seria oferecer uma participação nos lucros da granja).

Entretanto, os fatores fundamentais para um bom aproveitamento na granja de frangos de corte não param por aí. O local ainda deve ter um bom abastecimento de água (para o consumo das aves e da limpeza do lugar), presença de energia elétrica, bom sinal telefônico e de internet.

Não menos importantes, há mais detalhes a serem pensados pelo proprietário dos frangos de corte. Um deles remete ao valor das terras, que devido ao esterco produzido pelas aves para a recuperação das mesmas, pode ser de baixo valor de mercado. Porém, o solo deve ser do tipo sílico-argiloso, o qual permite ao mesmo tempo a permeabilidade das águas da chuva e a firmeza do terreno. Já este pode ser acidentado (mas sem exageros) e voltado à exposição norte (por aspectos de calor, luz e arejamento).

Por último, o empreendedor deve ter todo o cuidado com os empréstimos bancários, caso opte por financiar, assim, o seu negócio. O melhor é procurar por instituições estatais que oferecem empréstimos a juros baixos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico). No caso dos bancos privados, as condições de financiamento devem ser analisadas caso a caso.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb