Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Como se aproximar de um cavalo e conduzi-lo pela mão

autor: Redação Rural News
data: 19/01/2018

Para abordar um cavalo, é preciso avisa-lo de sua chegada. Para isto, o condutor deve falar de forma mansa em sua direção. Deve-se chegar pela frente, com calma (sem movimentos bruscos e nem gritos), para que o animal o veja. O mais importante é chamar a atenção do cavalo sem fazê-lo fugir (ele não deve se sentir ameaçado).

Outras dicas que ajudam na aproximação são o oferecimento de alguma guloseima (como cenoura ou maçã) e afagos no pescoço e nas espáduas (mas atenção: os carinhos não devem durar muito tempo, já que ao ver o cabresto, o cavalo compreende que será levado e poderá hesitar neste momento).

Para conduzir um cavalo pela mão, usa-se o cabresto, que é um arreio com uma guia de 1,2m a 1,5m. Para colocar o cabresto, deve-se antes passar a guia ao redor do pescoço do cavalo, para que este se sinta preso e não fuja. O condutor pode fazer isto usando somente uma mão.

Uma forma de evitar que o cavalo fuja de repente é manter a guia curta. Isto obrigará o animal a avançar a cabeça até a altura do ombro do cavaleiro. Porém, após colocar a guia, não se deve mantê-la enrolada à mão, pois isto poderá vir a machucar a pessoa que está lidando com o animal caso este dispare.

Se o cavalo se arrasta, um pedaço de pau ou a ponta da guia (desde que esta seja comprida o bastante) podem ser usados para tocar-lhe o flanco. Já se o animal demonstrar que quer correr para frente, bastam alguns puxões na guia para dissuadi-lo. É importante que o condutor do cavalo consiga soltar o animal com facilidade em uma emergência: assim, o equino conseguirá se acalmar com mais facilidade ao se sentir livre.

Antes de selar o cavalo, seus pelos e cascos devem ser tratados para manter a saúde do animal.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb