Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

O cultivo da beterraba

autor: Redação RuralNews
data: 07/04/2016

Existem muitas variedades de beterraba, entre elas a redonda e a vermelha. As mais plantadas são as variedades detroit, wonder-precoce e a asgrow-wonder. É uma planta que se desenvolve melhor em climas temperados e frios, com temperaturas variando de 8 a 23ºC. Prefere solos ricos, soltos e frescos, com pH entre 6,0 e 6,5. Em alguns países europeus e nos Estados Unidos, algumas variedades são cultivadas para a produção de açúcar ou como forrageiras, o que não acontece no Brasil. 

Apresenta um ótimo valor nutritivo, com cerca de 40 calorias à cada 100 gramas e uma composição química onde encontramos as vitaminas A, B1, B2 e C, além de fósforo, ferro, cálcio e proteínas.

Plantio

O plantio deve ser feito entre março e abril, agosto e setembro, ou durante todo o ano em regiões de clima mais ameno. O terreno precisa ser arado e gradeado. Deve ser semeada no local definitivo, em covas de 2,5cm de profundidade e espaçamentos de 30cm entre as plantas e 40cm entre as linhas, utilizando-se duas a três sementes por cova, levando por volta de 13 dias para germinar.

O solo deve ser analisado, para constatar a necessidade de adubação ou calagem. Em solos médios, utiliza-se por volta de 10kg de esterco bem curtido, de curral, por metro quadrado.

Tratos culturais

A plantação deve ser irrigada diariamente, precisa ser limpa e ter retiradas todas as plantas invasoras. Quando as plantas estiverem com uma altura de, aproximadamente, 10cm, deve ser feito o desbaste, deixando apenas uma mudinha por cova, a mais forte. É aconselhável fazer adubação por cobertura, com composto orgânico, sulfato de amônio, uréia ou nitrocálcio, de acordo com a necessidade.

As pragas e doenças mais comuns e que devem ser combatidas com defensivos apropriados, quando necessário, são fungos, insetos mastigadores e sugadores que atacam a plantação, causando muitos prejuízos.

Colheita

A colheita é iniciada entre 75 a 90 dias após a semeadura, num rendimento médio de 35 toneladas por hectare cultivado. As plantas que demorarem muito para serem colhidas, tornam-se fibrosas e impróprias para a comercialização.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb