Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

A escolha de mudas para um pomar

autor: Redação RuralNews
data: 11/10/2017

A escolha de mudas para um pomar é um fator de grande importância, para que este produza fartura. Só devemos plantar mudas que sejam:

- de um produtor ou viveirista idôneo, para que sejam realmente selecionadas e de espécies e variedades desejadas;

- livres de doenças e pragas;

- bem desenvolvidas e bem formadas.

O enxerto deve ser feito sobre cavalos selecionados e resistentes a determinadas doenças e com o calo bem cicatrizado. Elas podem ser de torrão (abacate, jabuticaba, manga, mamão, caju, etc.) ou de raízes nuas, sendo preferível as primeiras, em geral em saquinhos plásticos, jacás, latas, caixas ou embalagens de palha ou capim.

As mudas não devem ficar muito tempo no torrão, para que não fiquem com as raízes emboladas e deformadas, o que as prejudica, chegando a inutilizá-las para a plantação. Na hora do plantio, a embalagem do torrão deve ser retirada para não prejudicar o desenvolvimento das raízes e da própria planta.

Quando as mudas de raízes nuas são plantadas logo depois de arrancadas, devem ser mergulhadas em lama, para que esta recubra suas raízes, evitando que sequem.

Para o transporte, as mudas devem ser colocadas em engradados, para evitar acidentes. Uma coisa importante é examinarmos bem os torrões, para evitarmos que neles sejam levados para o nosso pomar, doenças, pragas, parasitas, insetos e até plantas daninhas como a tiririca, a pior de todas.

Algumas fruteiras podem ser plantadas sem ser por enxertos como, por exemplo, abiu, abricó, araçá, banana, cajá, caju, figo, goiaba, jabuticaba, sapoti, etc., mas o melhor, sempre que possível, é o emprego de mudas enxertadas porque a planta torna-se mais precoce e apresenta maior garantia de qualidade.

As mudas de raízes nuas devem ter suas copas podadas, o mesmo não acontecendo com as de torrão, exceto em casos especiais de copas muito desenvolvidas. Todas as mudas devem ser bem identificadas por etiquetas, com o nome da espécie ou variedade ou ainda com um número correspondente a esse nome, anotado em uma lista geral. Devemos, também, fazer um mapa do pomar, para facilitar a localização das fruteiras, evitando perda de tempo para procurá-las.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb