Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Os sentidos das cobras

autor: Redação Rural News
data: 30/11/2017

Ao contrário dos humanos, as cobras têm a audição e a visão pouco desenvolvidas. No entanto, isto não significa que esses sentidos não sejam utilizados por elas.

Na audição, por exemplo, como as cobras não têm aberturas nos ouvidos, elas não podem captar o som pelo ar. Porém, seu ouvido capta as vibrações do chão, com auxílio da mandíbula inferior e dos ossos.

Quanto aos olhos, a maioria tem olhar estático, devido à falta de pálpebras móveis em muitas espécies. As cobras enxergam mal e por isto, não conseguem definir uma imagem com foco, bem como, não veem cores. Mas o modo de visão dependerá de cada espécie de cobra e de seu estilo de vida. Nas diurnas, por exemplo, a pupila é redonda e nas noturnas, vertical.

Por essas carências auditivas e visuais, o sentido mais importante das cobras é o olfato. É por meio dele que esses animais identificam presas, predadores e membros do sexo oposto. O curioso é que o olfato não é somente captado pelas narinas, mas também conta com o auxílio da língua bifurcada, que atraem as partículas de odor pelo ar, as quais são decodificadas pelo cérebro.

As cobras não têm o sentido do paladar.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb