Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

A erva-mate

autor: Redação Rural News
data: 14/11/2017

Planta medicinal muito utilizada no sul do Brasil no combate ao colesterol, a erva-mate tem como nome científico Ilex paraguariensis St. Hil. e pertence à família aquifoliaceae. É uma planta perene e arbórea, com folhas simples e serradas e flores tetrâmeras.

É encontrada na América do Sul nos seguintes países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Por isso, conclui-se que a erva-mate é de clima subtropical e tropical, que não tolera o frio excessivo e gosta de lugares sombreados.

Para cultivar a erva-mate, os solos devem ser profundos, drenados, ricos em matéria orgânica, ferro, potássio e fósforo. Os mais recomendáveis são os do tipo areno-argilosos e os argilo-arenosos.

A propagação se dá por sementes, estratificação ou formação de mudas em viveiros. A colheita inicia-se, geralmente, após o 4° ano, sendo que nesta primeira vez, colhe-se algo em torno de 10kg por pé. Mas a partir do 6° ano, a cada três anos, colhe-se entre 90-180kg por pé.

A erva-mate pode ser atacada por formigas cortadeiras, lagartas, bicho-cesto e gafanhoto quando no viveiro; já adulta, a broca é uma praga dessa planta.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb