Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Como plantar um pomar

autor: Redação RuralNews
data: 22/08/2017

Com cuidado, pegamos as mudas, uma por uma, examinamos bem, podamos as tortas e suas raízes com defeitos ou muito compridas e as deixamos em condições de serem plantadas. É importante cobri-las com um pano ou capim molhados, durante o transporte e enquanto esperam a vez de serem plantadas, para evitar que sequem, o que prejudicaria o seu "pegamento".

As mudas com raízes não devem ser carregadas pelo tronco, pois o peso do torrão pode arrebentar as raízes ou ele mesmo se desmanchar.

Quanto mais rápido forem plantadas, após o arrancamento, melhor, sendo preferível que o sejam no mesmo dia.

Para plantá-las, abrimos, no centro da cova já preparada, um buraco suficiente para enterrar a muda até um pouco abaixo do seu colo, pois devemos enterrar, também, um pedaço do tronco e a mantemos na posição vertical, "apertando" um pouco a terra à sua volta, para firmá-la.

A embalagem do torrão deve ser retirada, quando for de materiais de lenta ou difícil decomposição, como jacás ou caixas de madeira, sacos de plástico, etc., o que não ocorre quando for de papel, pano ou palha.

Quando as mudas forem de raízes nuas, estas devem ser colocadas na cova, na sua posição normal, esticadas e nunca emboladas ou viradas para cima. Vamos, então, com a terra úmida, retirada do fundo da cova, enchendo os espaços entre as raízes e depois apertamos um pouco a terra, para firmar a muda.

Depois de plantada, fazemos um círculo de terra em volta da muda, formando uma bacia, para que as águas das regas e das chuvas aí se acumulem e permaneçam por mais tempo. Quando não houver chuvas, devemos fazer uma rega com 10 a 20 litros de água, em cada muda. Depois, cobrimos essa bacia com capim seco ou palha, o que mantém a terra molhada por mais tempo e evita o nascimento de mato.

Podemos, em certos casos, colocar uma estaca ou tutor, de bambu ou de vara de madeira, à qual amarramos a muda, com um fio em "8", para evitar que ela tombe, principalmente em dias de ventania. É preciso cuidado para a estaca não danificar as raízes das plantas.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb