Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Preparo do terreno para um pomar

autor: Redação RuralNews
data: 24/03/2016

Num pomar, como em qualquer tipo de plantação, a preparação do terreno é muito importante para que as plantas cresçam saudáveis e produzam ótimos frutos. 

Muitos são os fatores que influenciam para um bom rendimento do pomar, a adubação, a escolha das mudas, a qualidade do terreno, os tratos culturais dispensados, etc. Nesta matéria, daremos ênfase ao preparo do terreno, um dos fatores de maior importância.

Escolhidas as espécies a serem plantadas, devemos levar em consideração que um pomar misto, com uma área de 5.000m² pode atender as necessidades, em frutas, de 5 famílias médias.

Os trabalhos devem começar com a roçada, a capina e o arrancamento de tocos e pedras. Fazemos, depois, os terraços, as curvas de nível, quando o terreno for em declive.

Nos pomares pequenos, podemos fazer todo o trabalho manualmente enquanto que, nos grandes ou em terrenos planos ou pouco inclinados, podemos arar e gradear com o uso de tratores ou da tração animal.

Os espaçamentos indicados para cada espécie devem ser respeitados para que, com o correr dos anos as copas das árvores não se juntem, prejudicando o arejamento e a insolação, dificultando as colheitas e favorecendo o aparecimento de pragas e doenças, cujo combate se torna mais difícil. Além disso, também as raízes podem se entrelaçar, havendo competição no aproveitamento dos elementos nutritivos existentes no solo, o que prejudica as fruteiras e a sua produção.

Depois de areado e gradeado, o terreno fica pronto para o plantio, devendo-se iniciar o coveamento, de acordo com as necessidades, a adubação, de acordo com as plantas escolhidas e as características do solo.

Devem ser tomadas todas as medidas necessárias para que o terreno preparado não seja estragado por animais, como cavalos, bois ou mesmo cachorros, que venham a destruir parte do trabalho executado.

Um pomar é sempre uma parte importante em qualquer sítio ou fazenda, seja para consumo próprio ou para a venda de sua produção, portanto, deve ser sempre bem cuidado e receber os tratos culturais necessários para se obter o máximo da produção. 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb