Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Associações auxiliam produtores de soja em municípios com situação de emergência

autor: Redação Ruralnews
data: 05/03/2014

Produtores precisam lidar com problemas de grãos úmidos, solos encharcados, maquinários atolados, estradas caóticas e filas nas portas das empresas que recebem a soja

O volume acentuado de chuvas nos últimos dias trouxe vários transtornos aos produtores e, também, à população de inúmeros municípios do interior de Mato Grosso. Grãos úmidos, solos encharcados, maquinários atolados, estradas caóticas e filas nas portas das empresas que recebem a soja são situações que somam perdas graduais.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) está articulando junto aos Sindicatos Rurais, à Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e aos municípios para auxiliar nos procedimentos de pedidos de decretação de situação de emergência. Para conseguir o reconhecimento, os municípios precisam atender a alguns requisitos, como quantificar prejuízo material, econômico, social e ambiental, e encaminhar para a Defesa Civil a declaração de emergência municipal, para que estradas municipais, estaduais e federais recebam reparos o quanto antes.

Além disso, a Aprosoja orienta os produtores dos municípios que enfrentam dificuldades e, que ainda não tenham o decreto municipal de situação de emergência que procurem os delegados da entidade para avaliar e se mobilizarem sobre as atitudes a serem tomadas. Assim como, procurar a equipe técnica da associação que está disponível para orientar e auxiliar em relação aos problemas de entrega e classificação da soja nas tradings.

Para auxiliar os associados, os representantes da Aprosoja vão articular com os representantes das empresas que recebem soja uma flexibilização temporária do recebimento e na classificação, que é necessária diante do cenário caótico estadual, para continuar mantendo a boa relação comercial que beneficia todo o estado.

Municípios em estado de emergência

Segundo a Defesa Civil de Mato Grosso, até a tarde de sexta-feira (28), já haviam decretado situação de emergência e dado entrada no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) os municípios de Alto Araguaia, Terra Nova do Norte, Pontal do Araguaia, Confresa, Santa Cruz do Xingu e Santa Terezinha.

Outros estão em processo, como Nova Maringá, Barra do Bugres, Brasnorte, Santo Antônio de Leverger e Porto Esperidião. Há ainda, outros municípios que estão em princípio de anormalidade como Alta Floresta, Sorriso, Juína, Colniza, Nova Bandeirantes, Juruena, Cotriguaçu, Ipiranga do Norte, Tapurah e Nova Ubiratã.

Já segundo a Divisão de Reconhecimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, já pediram o reconhecimento da situação de emergência a nível nacional, os seguintes municípios de Mato Grosso: Pontal do Araguaia, Terra Nova do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha e Confresa.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb