Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Leite de búfala - produção de queijo

autor: Redação RuralNews
data: 24/03/2016

A produção do queijo de leite de búfala não tem segredos, mas exige alguns cuidados que devem ser observados nas etapas do processo. A produção de mussarela, o leite deve ser aquecido para receber uma pequena quantidade de fermento, destinado à correção da acidez. Algum tempo depois, coloca-se o coalho, permanecendo em descanso até a massa ficar com boa consistência, atingindo o ponto de filagem. 

Na etapa seguinte, coloca-se a massa para drenar sobre um recipiente com pequeno declive e depois leva-se em partes para uma vasilha onde é escaldada com água fervente (pode-se adicionar um pouco de soro). É nessa etapa que a massa se torna elástica, permitindo fazer bolas, após colocada em água fria. Daí muitas vezes o queijo ser chamado de "ovo de búfala", devido à sua forma.

Uma vez concluída, a bola é colocada em água fria corrente, para resfriamento. Após essa etapa final da produção, o produto é embalado, em alguns casos, com peso de 500 gramas, em sacos plásticos e mantido em líquido conservante. O queijo ricota é produzido a partir do soro retirado do leite utilizado na fabricação da mussarela, com adição de leite na proporção de 1 litro para cada 10 litros de soro. É possível, também, a fabricação de queijo frescal.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb