Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Açaí - alimento saudável e planta de várias utilidades

autor: Redação RuralNews
data: 17/11/2017

Açaí é o nome popular dado a uma palmeira nativa da região amazônica. Esta palmeira Euterpe oleracea Mart é encontrada não só na região amazônica mas, também, em alguns estados da região Nordeste, principalmente o Maranhão, onde é conhecida como juçara, por ser semelhante à outra palmeira com este nome.

É uma planta extraordinária, principalmente pelo seu papel econômico e de subsistência da população carente dessas regiões. O chamado "vinho" do açaí é um alimento feito com a polpa e a casca dos frutos e que se tornou famoso em todo o Brasil por seu elevado teor energético. "Poderoso açaí" e "açaí energético" são alguns dos apelidos que esse alimento saudável e energético conquistou no Brasil.

Enquanto que nas regiões Sul e Sudeste o açaí virou "moda", principalmente entre os jovens de classes média e alta, no Norte e Nordeste esta fruta é responsável pela base alimentar de milhares de pessoas. Nestas regiões, a forma mais comum de consumo é a mistura do açaí com diversos tipos de farinha e, em alguns casos, ainda é "reforçado" com açúcar.

Existem duas variedades de açaí, sendo que a mais conhecida e consumida em todo o Brasil é o açaí roxo. Há, também, a variedade branca, bastante utilizada em sucos, que apresentam uma coloração creme, bem clara.

Em sua composição, encontramos minerais, como cálcio, ferro e fósforo, além de proteínas e as vitaminas C (cerca de 9mg em 100g), B1 e B2. Sua fama de energético vêm do fato de cada 100g de açaí apresentar um teor calórico de 247 calorias.

Além da produção dos frutos, a palmeira do açaí apresenta muitas outras utilidades, como a extração do palmito e a utilização do caule em construções rústicas e artesanato. Tanto o caule como as folhas podem ser utilizadas como matéria-prima na fabricação de papel. Além disso, as folhas podem ser utilizadas, também, como alimentação verde para animais.

Cultivo

A palmeira do açaí desenvolve-se bem em qualquer tipo de solo, desde que seja cultivada em um local que tenha um bom volume de chuvas, por ano, ou que disponha de facilidades de irrigação. A temperatura média deverá ser superior a 19ºC, pois não se desenvolve em regiões com baixas temperaturas.

O plantio é feito, normalmente, com sementes, apesar de ser possível, mas não indicado, o plantio com mudas. A germinação começa após 1 mês. As covas devem ter 50x50x50 e um espaçamento mínimo de 5m. O plantio deve ser feito, preferencialmente durante a estação das chuvas, apesar de poder ser realizado em qualquer época do ano, em regiões com um regime de chuvas regular, disperso durante todo o ano, como o que acontece na região Norte.

A palmeira do açaí pode atingir mais de 30m de altura, mas fica, em média, próximo dos 20m. Produz cerca de 4 cachos de frutas por ano, que são colhidos em diferentes épocas, de acordo com o estágio de maturação. Devido à grande altura das palmeiras, a operação de colheita acaba sendo mais difícil, exigindo habilidades específicas por parte de quem a realiza.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb