Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Características de um bom reprodutor caprino

autor: Redação RuralNews
data: 31/08/2017

 
Na escolha de um bom reprodutor ou reprodutora, o criador deve levar em consideração alguns fatores ou características dos animais. Este procedimento deve ser o mais cuidadoso possível, pois dele depende a continuação da criação, o seu desempenho, produção e produtividade.

Dentre os fatores utilizados como parâmetros para escolha dos reprodutores, podemos citar alguns, como a beleza do animal, idade, características físicas, raça, genealogia, disposição, etc. Alguns parâmetros podem ser destacados, como os que seguem:

Estado de saúde

Animais doentes só dão prejuízos e não devem ser colocados no processo reprodutivo. Os caprinos, tanto reprodutores quanto os produtores, só atingem o objetivo desejado quando estão em bom estado de saúde, pois isto significa que estão com o organismo em perfeito funcionamento.

Constituição

Tem grande influência sobre o valor dos animais. Pode ser :

- boa, robusta ou seca: quando o caprino apresenta-se "elegante", em geral de raças aperfeiçoadas;

- má, grosseira ou leve (débil).

A constituição é, portanto, a soma total das energias de todas as células do organismo, aliada à forma e funcionamento de todos os órgãos e aparelhos do corpo do animal, considerado como um todo. Uma constituição fina e delicada, corresponde às fêmeas e às raças obtidas por consangüinidade.

Idade

Diferenciar os animais jovens, adultos e velhos é de grande importância, pois este fator está intimamente ligado ao rendimento, à produção ou à capacidade de reprodução. Outros fatores importantes são os meios de identificação ou marcas que permitem identificar os animais, não só para controlarmos sua idade e vida, mas para que possamos manter um registro genealógico preciso.

Aspecto

Pelo exterior estudamos o conjunto de caracteres de boa ou má conformação, o estudo da idade, a capa ou manto, pelagem e as marcas de identificação. Quando queremos caprinos para a reprodução, devemos estudar a sua conformação, suas qualidades e seus defeitos, para a escolha da raça, tipo ou indivíduos, de acordo com a criação ou produção desejada.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb