Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Queijos e manteiga de leite de cabra

autor: Redação RuralNews
data: 06/01/2015

A produção de queijos com leite de cabra é um bom negócio, proporcionando bons lucros pois, devido ao seu excelente sabor, alto valor nutritivo e boa digestibilidade, é um ótimo alimento.

Somente depois de bem maturados ou quando pulverizados com mofos brancos ou azuis é que esses queijos liberam os ácidos capróico, caprílico e cáprico (ácidos graxos do leite), responsáveis pelo "sabor caprino", ficando os queijos com o seu cheiro e sabor típicos.

Queijos com cheiro ou sabor fortes significam que havia bode perto das cabras e que lhes impregnou o leite com o seu cheiro. Por esta razão, os bodes devem ser mantidos separados do rebanho, sendo a ele juntados somente nas estações de monta ou com as cabras, na hora do acasalamento.

Manteiga

A manteiga feita com o leite de cabra é de cor branca e não amarela, como a manteiga feita de leite de vaca. É pouco consistente e de aspecto menos atraente do que a de vaca e mais parecida com a manteiga feita de leite de búfala. O seu valor nutritivo é bastante elevado e sua aceitação comercial é cada vez maior, exatamente por se tratar de um produto saudável e nutritivo.

Quarto do leite, queijeira ou laticínios

O leite é um produto que requer cuidados especiais, para que não perca suas qualidades, adquira cheiros estranhos, se contamine e até mesmo se estrague, tornando-se impróprio para o consumo. Por esta razão, para que possa ser manipulado nas melhores condições, principalmente de higiene, devemos ter um compartimento especial para isso, vedado à entrada de moscas, abelhas, outros insetos e qualquer outro animal.

Para isso, deve ter todas as suas portas e janelas bem ajustadas aos batentes e fechadas com telas de malhas finas. Além disso, seu piso deve ser de cimento impermeabilizado ou de ladrilhos. As paredes devem ser dos mesmos materiais ou revestidas de azulejos. Quando não for possível o uso de ladrilhos ou azulejos, podemos, por medida de economia, pintar as paredes com tintas plásticas, pois permitem boas condições de higiene.

Além do vasilhame normal para lidar com o leite, é interessante termos uma pia, um refrigerador e um esterilizador, pois teremos, assim, as melhores condições para o beneficiamento do leite e a fabricação de queijos e manteigas.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb