Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Criação comercial e industrial de caprinos

autor: Redação RuralNews
data: 27/04/2016

Chamamos de industriais as criações nas quais a produção é feita em grande escala sendo, em geral, propriedades de pessoas jurídicas, isto á, empresas comerciais, industriais ou mistas. As comerciais são menores, mas toda a sua produção é destinada à comercialização, assim como a das criações industriais. Além disso, as criações comerciais podem ser tanto realizadas por pessoas físicas (sem que haja uma empresa registrada) quanto por empresas (pessoas jurídicas).

Qualquer que seja, porém, o tipo de criação ou o volume da produção, o criador deve levar em consideração alguns fatores de grande importância, pois deles depende o seu sucesso. Entre eles, podemos citar bons reprodutores, bom manejo, boas instalações e boa alimentação. Por isso, os criadores devem fazer uma programação ou planejamento das instalações iniciais, levando em consideração principalmente a sua funcionalidade, necessidades de manejo, seleção ou escolha rigorosa dos animais e um dos itens mais importantes, a alimentação.

Quando possível, é de grande importância a padronização dos materiais, pois isso concorre para baixar os custos de produção, por permitir economia de mão-de-obra, facilidade nos reparos e reposições, rapidez dos serviços e melhores métodos de produção, bem como permite, ainda, maior assistência aos animais.

A disposição racional e a maior concentração das instalações são outros fatores que concorrem para o melhor e mais rápido andamento dos trabalhos. Além disso, instalações simples mas de "bom gosto", tornam o ambiente mais agradável para os que nelas trabalham e ainda motivam as visitas e os possíveis compradores, pela boa impressão que lhes causam.

Desde que uma pessoa decida criar caprinos, deve estabelecer:

* a meta de produção;
* comercialização;
* capital a ser investido;
* previsão para a expansão dos negócios.

Um bom planejamento já é um grande passo para que o criador obtenha sucesso em seu empreendimento.

"Tamanho" para começar a criação : A cabra é, talvez, o animal que mais se presta para qualquer "tamanho" ou tipo de criação. Quando alguém pensa em criar cabras, não deve pensar que só poderá iniciar uma criação com um elevado número de animais, grandes e caras instalações e grandes áreas de terreno, pois esse raciocínio não está correto: a criação poderá ser iniciada com a aquisição de uma só cabra, de preferência já em gestação, com um abrigo rústico e pequeno, de 2 a 3m², sobre um piso de ripas de madeira, fechado por 3 ou 4 lados, com um cocho para ração e outro para misturas minerais, a manjedoura para forragens e um bebedouro.

Este abrigo deve ser coberto de telhas de barro, folhas de fibrocimento, madeira compensada aproveitada de embalagens, forradas com plástico ou qualquer outro material impermeável e opaco, tudo dentro da maior economia. Quanto à área, pode ser desde um quintal pequeno, uma chácara, sítio ou fazenda, pois basta que obtenhamos 20kg de forragens por dia e por cabeça.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb