Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Como construir uma cerca

autor: Redação RuralNews
data: 24/10/2017

As cercas são de grande importância em um imóvel rural, principalmente as das divisas, que o separam de outras propriedades ou vizinhos, além de dividirem as pastagens, formando os piquetes para as diversas espécies de animais de grande, médio ou até os de pequeno porte. 

Elas, em geral, são construídas com moirões de madeira, concreto ou de pedra e possuem 3, 4 ou mais fios de arame farpado ou liso, dependendo do seu local, tipo e dos animais que deverá conter. Naturalmente, é necessário levar em consideração os custos, que devem ser os menores possíveis, desde que não sejam em detrimento da qualidade e da segurança que devem proporcionar, sejam elas permanentes ou provisórias, em lavouras temporárias, por exemplo. Estas últimas devem ser mais fáceis de serem desmontadas, para o máximo reaproveitamento do seu material.

O número de fios de arame de uma cerca e o espaçamento entre eles varia de acordo com a espécie e o tamanho dos animais a serem contidos.
 
Construção da cerca

Antes de construir as cercas, devemos marcar o local ou locais pelos quais ela deverá passar, alinhando-os para que sejam cavados todos os "buracos" nos quais serão enterrados e fixados os pés dos moirões. Além disso, devemos providenciar todo o material a ser empregado para o levantamento das cercas, evitando assim um atraso desnecessário nos serviços e na sua conclusão.

Os moirões devem ter 70 a 80cm do seu comprimento enterrados, ou até mais, quando em terrenos fofos, moles ou alagados e a terra ao seu redor deve ser bem socada, para que eles se mantenham bem firmes.

O primeiro moirão de cada lance de cerca, o chamado "mestre", deve ter um apoio maior, tendo a sua parte enterrada mais comprida ou, então, ser fixado com um apoio maior, geralmente um pedaço de madeira enterrado, ao qual é preso por um arame. Ele também pode ser apoiado ou fixado por uma haste de madeira, a um outro moirão, colocado no sentido oposto ao da tensão do arame, o que é muito importante porque, se ele ceder, toda a cerca poderá ficar afrouxada.

Para maior durabilidade da cerca, é melhor que a parte do moirão a ser enterrada, receba uma camada de pixe, que é um excelente protetor, protegendo-o por muitos anos, principalmente da umidade.

Após a colocação do moirão mestre, devemos esticar um fio, nele fixado, para marcar o alinhamento da cerca e os lugares nos quais serão implantados os outros moirões. O espaço entre eles deve ser de 4m nas cercas comuns, podendo chegar até 10m, dependendo do material empregado e da finalidade da cerca.

Quando os moirões forem furados para a passagem dos arames, o melhor é que isso seja feito depois que eles já estiverem fixados em seus lugares, o que facilita controlar a sua altura, exceto no caso do mestre e do contramestre, que podem receber os furos antes da sua colocação no lugar definitivo. Para isso, é empregada uma trama padrão que possua a distância entre os arames da cerca. As tramas podem ser de madeira ou de metal e são fixadas aos fios superior e inferior.

Os fios lisos ou ovalados são passados com facilidade pelos furos dos moirões e fixados no moirão mestre e no contramestre. Começamos, de preferência, pelo fio superior, principalmente quando se trata de arame farpado, para que ele não se enrosque em outros fios.

Os fios da cerca devem ser mantidos sempre na mesma distância um do outro. Isso garante a integridade e a qualidade da cerca. Para isso, podem ser utilizados os balancins, ou seja, peças de madeira ou de metal que são presas a todos os fios, fixando-os para que se mantenham sempre à mesma distância uns dos outros.

Os fios de arame podem ser presos aos moirões por nós, pregos ou por grampos especiais.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb