Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Gestação das cabras e seu diagnóstico

autor: Dr. Márcio Infante Vieira
data: 18/04/2016

A gestação, também denominada de prenhez, é o resultado da concepção, após a fecundação dos óvulos pelos espermatozoides e começa com a nidação, isto é, exatamente no momento em que os ovos se fixam no útero. Significa, portanto, que a cabra tem em seu útero ovos que estão em desenvolvimento, passando pela fase de embriões e depois se transformando em fetos. Esses fetos se encontram dentro de "bolsas de água" independentes e envolvidos pelas membranas fetais, ou seja, corion, amnios, vesícula umbilical, alantóides, placenta e cordão umbilical.

Os aparelhos digestivo, circulatório, respiratório, genital e urinário dos fetos, se revestem de forma rudimentar quase até o final do seu desenvolvimento quando, então, se transformam e aperfeiçoam. Os fetos respiram e se alimentam através da placenta e seu peso ao nascer varia muito, de acordo com diversos fatores como a raça, tamanho da cabra, etc. mas, em média, podemos dizer 3kg.

A gestação das cabras, no Brasil, é de 150 dias para as importadas e de 146, em média, para as nacionais, mas pode variar de 9 para menos à 11 para mais. A gestação de 2 filhotes, em geral, leva 145 dias. Podem influir nessa variação o clima, a raça, a precocidade, a idade dos reprodutores, o número de fetos, etc. Quanto maior o número de fetos, menor será o período de gestação.

Diagnóstico da gestação

Normalmente, quando a cabra entra em gestação, não apresenta mais cio, fica mais calma, começa a comer mais, vai engordando, sua barriga (ventre) vai aumentando de volume, seu úbere começa a se desenvolver e ficar muito volumoso quando ela começa a mojar, pouco tempo antes do parto. Podemos, no entanto, lançar mão de vários meios para saber se a cabra ficou ou não "enxertada" ou prenhe. Entre eles, temos:

- ultra-som Para isso empregamos um aparelho especial, com uma sonda emissora e receptora de ultra-sons. Com a cabra em pé, fixamos essa sonda sobre seu abdômen, em um local bem raspado, sem pelos. Esse aparelho permite escutar as batidas do coração ou corrente sanguínea. Dá excelentes resultados, com margens de acerto crescentes, de acordo com o avanço dos estágios da gestação;

- doppler para suínos Pode ser usado para cabras. Serve para verificarmos a existência de líquido amniótico. Seus resultados já podem ser obtidos com 60 dias;

- exame do nível de progesterona no plasma Já apresenta resultados aos 21 dias.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb