Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Instalação de para-raios é essencial

autor: Redação RuralNews
data: 09/12/2016

O Brasil é um dos países  que mais sofre com a ocorrência de raios. Por esse motivo, a instalação e a importância dos pára-raios é vital, principalmente nas áreas rurais e, em especial, em regiões com uma incidência maior de raios, como em grandes descampados e regiões mais altas. 

Todos os anos, aproximadamente, 100 milhões de raios "castigam" o território brasileiro, causando centenas de mortes humanas e muitas mortes entre os animais, além de causar muitos danos materiais. A época de maior incidência de raios é no verão, onde ocorrem as maiores tempestades e com maior freqüência.

Os prejuízos anuais, devido à incidência de raios chega a centenas de milhões de reais. Estes prejuízos, mortes e ferimentos podem ser drasticamente minimizados. Nas cidades, por exemplo, onde a utilização de pára-raios é corriqueira, os prejuízos não são tão expressivos, apesar de ocorrerem.

Nas regiões rurais, os proprietários devem recorrer à instalação de pára-raios em casas, silos, currais e, em alguns casos, em pastos, para evitar a perda de animais. Para que haja uma definição exata das necessidades de instalação desses equipamentos, o produtor rural deve procurar o auxílio de empresas especializadas ou de consultoria técnica das cooperativas ou associações agropecuárias que, muitas vezes, dispõem de técnicos que podem fazer as indicações necessárias.

Apesar das chances de um raio acertar uma pessoa serem muito pequenas, devido à grande quantidade de raios que atingem o Brasil, as precauções são de vital importância. Outro cuidado que as pessoas precisam tomar, principalmente no campo, é de não se expor a situações perigosas, como estar em áreas abertas quando "ameaçar" uma tempestade, não se abrigar embaixo de árvores, achando que este seria um local seguro, etc. O melhor a se fazer, durante uma tempestade, é estar dentro de um local que conte com a proteção de um pára-raio, pois pode-se ficar tranqüilo quanto à eficiência deste aparato.

Outro lugar totalmente seguro para se abrigar em uma tempestade e não ser afetado por um raio é dentro de um carro, devido a um princípio da física, que faz com que a eletricidade circule por toda a carroceria do carro e seja descarregada no solo, sem causar danos aos seus ocupantes.

Outros cuidados importantes, para se evitar acidentes com raios, durante uma tempestade são:

- não entrar em piscinas, no mar ou no chuveiro;

- ficar longe de objetos metálicos como janelas e portas de metal, etc.;

- não falar ao telefone, pois um raio pode ser transmitido através da fiação;

- se a pessoa for pega de surpresa por uma tempestade, em campo aberto, deve ficar agachada, não deve tentar correr nem deitar-se , pois o risco é muito grande. Deve ficar agachado, com os pés unidos e sem encostar outra parte do corpo no chão, que não sejam as solas do pés.
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb