Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Agricultures usam energia solar para captação de água como solução durante crise hídrica e elétrica

autor: Andressa Kaam - dfpress
data: 29/12/2017

A crise hídrica compromete a população urbana e moradores de zonas rurais, que acabam perdendo suas safras por conta de problemas de irrigação. E esse retrato influencia diretamente no fornecimento de energia elétrica, tanto que o Ministério de Minas e Energia anunciou um aumento da ordem de 50% na tarifa de energia elétrica para este ano. O agricultor Natalício Nicoleti Gonçalves, proprietário de um sítio na cidade de Ibitiúva/SP, encontrou no sistema anauger solar uma solução para que suas culturas não fossem comprometidas com a escassez de água enfrentada por toda a região Sudeste, e ainda consegue economizar energia. A tecnologia consiste em uma bomba submersa que capta água dos lençóis freáticos utilizando exclusivamente energia solar em seu funcionamento. O usuário tem garantia de água constantemente, sem gasto de energia elétrica.

Natalício, que possui horta e plantações de laranjas, trabalha com irrigação por gotejamento. “A bomba solar me ajuda muito, pois para o meu sistema de irrigação, preciso ter a garantia de água constante, sem falhas”, destaca ele. Além de água abundante, ele indica que teve economia de energia. “O produto é muito simples de instalar e, durante todo esse tempo de uso, pude ver a economia também de energia elétrica, o que é positivo já que enfrentaremos um grande aumento nas contas de luz pelos próximos meses. Além disso, a possibilidade de racionamento de energia aumentou. E para não comprometer o meu esquema de trabalho, a tecnologia do sistema anauger solar foi perfeita ”, pontua o agricultor.

Para o agricultor, é uma saída válida que deve ser utilizada mesmo se a crise foi amenizada. “É importante trabalhar e viver de forma sustentável, pensando sempre em economizar recursos como água e energia, que são tão essenciais e estão comprometidos na sociedade”, conclui Natalício.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb