Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Eficiência hídrica na agricultura é um dos temas de simpósio em Curitiba

autor: Camile Triska e Kristiane Rothstein - Expressa Comunicação
data: 18/03/2015

A água e a alimentação são fundamentais para a sobrevivência humana e a relação entre a crise hídrica e a agricultura serão um dos temas abordados durante o simpósio “Dia Mundial da Água 2015 - Enfrentando a crise”, que ocorre na próxima segunda-feira, 23 de março, no Auditório Mário de Mari - Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba. “A crise hídrica é uma situação preocupante, pois no futuro teremos variações climáticas extremas e manejar isso não é fácil. Na agricultura, precisamos de variedades de plantas mais resistentes a seca, melhor manejo de água e irrigação”, afirma Alan Bojanic, representante da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) no Brasil e um dos palestrantes do simpósio.

         Segundo o Bojanic, com a crise da água já existem áreas comprometidas, com porcentagem de perdas de 20%. “Sem água não tem produção agrícola”, sentencia. O especialista também alerta sobre o desperdício de água que ocorre na agricultura. “Hoje, a perda de água na agricultura chega a 40% e esse é um outro grande desafio que temos. É necessário fazer mudanças nas tecnologias de irrigação, para obter sistemas mais eficientes”, observa. Bojanic ressalta a importância sobre o preço da água. “Temos que ter água barata, mas se o preço for muito baixo, as pessoas acabarão desperdiçando. É fundamental um equilíbrio entre produção e custos para a conservação da água”, defende.

         Para ajudar a obter sistemas mais eficientes, a reutilização da água é uma das soluções apontadas, principalmente, o tratamento da água do esgoto. “É uma fonte barata e possível. Mas, precisamos de uma nova atitude, estar cientes de que é necessário utilizar melhor a água e desenvolver novas tecnologias. Essa crise é um bom momento para refletir e procurar ações para ter uma melhor eficiência hídrica. É uma grande lição que todos estamos aprendendo”, considera Alan Bojanic.

SIMPÓSIO

Para discutir a crise dos recursos hídricos no Brasil, o simpósio “Dia Mundial da Água 2015 - Enfrentando a crise”, reunirá autoridades e especialistas no assunto que discutirão ações estratégicas e aplicações de tecnologias em temas como os cenários hídricos atual e futuro dos grandes centros, legislação, políticas públicas, soluções concretas para o desperdício, os conflitos entre os os usuários de água da agricultura, indústria e cidadãos comuns e entre estados.

O evento acontece a partir das 8h30 e é realizado pela Paraná Metrologia, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep, Copel, Sanepar, Itaipu Binacional, Tecpar e Institutos Lactec. O Campus da Indústria da Fiep fica na Avenida Comendador Franco, 1.341, em Curitiba. Mais informações e inscrições pelo telefone 3362-6622

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb