Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Alimentação adequada é vital para conseguirmos o máximo da produção leiteira

autor: Redação Ruralnews
data: 26/01/2018

As vacas leiteiras começam a produzir cada vez mais leite à partir da época do parto. Nesse momento a produção deve ser de dez litros por dia. Cinco semanas após o parto, a vaca atinge o máximo da produção leiteira, ou seja, pode produzir cerca de vinte litros por dia e, depois, a produção estabiliza por algum tempo e, então, começa a decrescer lentamente, até que a vaca entre em seca.

 

Para que possa atingir o máximo da produção, a vaca gasta muita energia, energia esta que deveria ser suprida por uma alimentação adequada. Entretanto, logo após o parto, a vaca sofre uma perda de apetite, ou seja, começa a consumir menos alimentos, aliás, muito menos em relação ao que estava consumindo durante o período de gestação. A redução de capacidade de consumo de alimentos chega a sofrer uma redução de mais de 60%.

 

Desta forma, para suprir as necessidades energéticas para a produção leiteira adequada, a vaca passa a consumir suas reservas corporais, ou seja, consome a gordura corporal, especialmente nas primeiras semanas, fase de maior produção. Com isso, uma vaca pode perder até 40kg durante esse período inicial da produção leiteira. Essa perda de peso, entretanto, pode ser ainda maior se ela não receber a alimentação necessária. A perda de peso varia de animal para anima mas, de uma maneira geral, as vacas com capacidade maior de produção perdem mais peso.

 

Para que o produtor possa obter os melhores resultados com suas vacas, é necessário que sejam administrados concentrados energéticos e suplementação alimentar adequada, para que a dieta das vacas forneça maiores quantidades de energia e proteínas. Esse balanceamento da alimentação das vacas leiteiras é importante para a manutenção da alta produtividade, além de evitar a perda excessiva de peso e auxiliar as vacas a entrarem em um novo cio, com as melhores condições possíveis.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb