Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Engorda dos peixes - trabalhe bem e tenha bons lucros

autor: Redação Ruralnews
data: 05/09/2017

Para que os peixes engordem e atinjam o melhor de suas características genéticas, tanto no que diz respeito ao peso, quanto na envergadura, o criador deverá fornecer a eles alimentação adequada. Podemos definir como adequada a ração que contenha os nutrientes necessários para as diversas espécies e variedades de peixes, mas, não é só isso. A forma e a frequencia com que a alimentação é fornecida.

Para realizar o processo de alimentação, o criador deverá contar com os recursos necessários. Em países onde a mão de obra é considerada mais cara do que no Brasil, os criadores, muitas vezes, utilizam equipamentos, máquinas, específicas para o fornecimento de ração para os peixes nos diversos tanques. No nosso País, no entanto, com o custo da mão de obra relativamente mais baixo, especialmente para atividades que requeiram baixo nível de instrução ou prática, na maioria das vezes, não se justifica a utilização de maquinário para desempenhar essa função.

A frequencia do fornecimento do alimento é um dos grandes “segredos” no processo de engorda. A ração total do dia deve ser fracionada e fornecida em várias porções. Quanto maior o número de porções, melhor. O ideal é que cada porção seja fornecida de hora em hora, sem que haja fornecimento à noite. Além disso, não deve ser fornecido diariamente mais do que 7% do peso dos peixes. Para que o cálculo seja feito adequadamente, peixes de idade e tamanho semelhantes devem ser mantidos juntos, nos mesmos tanques, facilitando o cálculo da ração a ser distribuída.

A ração também deve ser adequada para cada fase da vida e de cada espécie diferente. Peixes de espécies diferentes e mesmo em idades diferentes podem apresentar hábitos alimentares diferentes.

Também não podemos nos esquecer da importância dos tanques no processo de engorda. Para este fim, o tanque deve ser maior para permitir uma oxigenação melhor. Lembrando que a oxigenação será melhor de acordo com o fluxo de água e a concentração de peixes.

Por último, entre muitas providências a serem tomadas para que o processo de engorda ocorra com sucesso, o criador deverá fazer um rigoroso acompanhamento de todo o processo e mantendo sempre o foco nas metas definidas para a sua produção.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb