Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Qualidade ambiental na aviação agrícola em debate no ES

autor: Castor Becker Júnior
data: 08/04/2016

Rotinas de boas práticas em aviação agrícola e o primeiro selo de qualidade ambiental do setor estarão na pauta do Dia de Campo do Programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), no dia 15/04 (sexta-feira), no município de Aracruz, no Espírito Santo. O evento é dirigido a operadores aeroagrícolas, técnicos e produtores rurais e deve abranger também autoridades, formadores de opinião e outros representantes da sociedade. A ideia é qualificar os profissionais, divulgar o CAS ao mercado e, ao mesmo tempo, promover o debate sobre a importância do setor para o País.

A movimentação será das 8h30 ao meio-dia, na sede da empresa Aeroverde Aviação Agrícola – BR-101, km 178+800m. Além de palestras, a manhã terá uma demonstração aérea com uso de água e marcadores em solo – para que os participantes possam visualizar como como é feito o controle da faixa de deposição de produtos. A movimentação deve fechar com uma mesa redonda sobre dúvidas, sugestões, perspectivas e opiniões a respeito do setor.

Os Dias de Campo do CAS devem percorrer até o final do ano as principais regiões produtoras do País. O encontro da próxima sexta-feira será o segundo de uma programação que começou em janeiro, em Regente Feijó/SP. A ação prevê mais seis encontros com palestra, demonstrações e debates sobre a o setor aeroagrícola.

CERTIFICAÇÃO e FROTA

O CAS é o primeiro (e até agora o único) programa de certificação no mundo voltado especificamente para segurança operacional e ambiental em aviação agrícola.A realização é da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), de São Paulo, e a coordenação está a cargo de três universidades públicas: as Federais de Lavras (UFLA) e Uberlância (UFU), de Minas Gerais, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), de Botucatu/SP.  O CAS conta ainda com o apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag).

O Brasil tem a segunda maior frota aeroagrícola do mundo, com mais de 2 mil aviões (atrás apenas dos Estados Unidos, que tem cerca de 5 mil aeronaves). Trata-se de um setor de tecnologia de ponta e pessoal altamente qualificado. E, mesmo já sendo o único meio de pulverização com legislação específica no Brasil, o programa CAS (que tem adesão voluntária) já abrange 37% das empresas aeroagrícolas nacionais – 87, em um universo de 232. 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb