Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Plástico traz inovação para a agricultura

autor: Raquel Aranha - GBR Comunicação
data: 27/05/2018

Além de características como leveza, versatilidade, resistência, durabilidade e alta capacidade de reciclagem, o plástico está sempre acompanhando as evoluções científicas e tecnológicas. Assim torna viável transformações significativas em setores estratégicos da economia, entre eles a agricultura.

“O plástico tem um importante papel no desenvolvimento de soluções sutentáveis e tecnológicas que contribuam para o aumento da produtividade no agronegócio e a redução de possíveis perdas”, ressalta o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), José Ricardo Roriz.

Para se ter uma ideia da importância do setor, o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária teve uma expansão de 15,2% no primeiro trimestre de 2017 - na comparação com o mesmo período do ano anterior – enquanto a indústria e servços recuaram. A variedade de material plástico combinada à tecnologia proporciona soluções para sistemas de cobertura, proteção, irrigação, transporte e armazenamento – o que possibilita o desenvolvimento da agricultura em diferentes regiões e condições climáticas. Além disso, reduz o custo para o agricultor, tornando o investimento mais acessível para aumento da produtividade.

Essa é a visão também da indústria. Para o gerente comercial da fabricante de geomembranas (ver abaixo) Sansuy, Eden Nagano, o plástico traz grandes vantagens em relação a outros materiais, tais como facilidade de instalação, flexibilidade e adequação às necessidades do cliente.

Confira como o plástico em suas diferentes apresentações traz soluções de inovação para a agricultura:

Silo Bolsa: baixo custo de investimento, facilidade e rapidez são alguns dos benefícios dos silos-bolsas, também conhecidos como silo-bags. O método de armazenagem começou a ganhar força no Brasil nos últimos anos, mas em países vizinhos, como Uruguai e Argentina, 50% a 60% da produção de grãos já passam por silo-bolsas.

A solução em plástico é flexível e permite a armazenagem (grãos, silagem para alimentação animal, fertilizantes etc.), criando uma atmosfera sem oxigênio que impede o desenvolvimento de pragas e insetos. A instalação é fácil, pode ser feita pelo próprio agricultor. Além disso, o investimento é baixo e conserva o produto por até 12 meses.

Mulching

Filme agrícola de dupla face à base de polietileno e aditivos especiais para cobertura do solo, o mulching é muito utilizado no cultivo de hortaliças e frutas. Esse  produto controla o crescimento de ervas daninhas, eliminando a necessidade de aplicação de herbicidas, além de manter a umidade e temperatura do solo. Nas culturas de cítricos, por exemplo, pode gerar uma economia de água em até 70%, tornando os processos mais eficientes e sustentáveis.

Tela 

Para proteção de granizo: consiste em um tecido de ráfia feito com polipropileno para cobertura de solo permeável à água e também em coberturas com aditivos anti-UV, reduzindo a luminosidade e mantendo a cultura em condições ideais.

Reservatórios

O uso de cisternas de polietileno é uma forma simples, durável e de fácil limpeza para o armazenamento de água, permitindo que ela seja distribuída nas áreas desejadas. Além disso, o plástico possibilita levar para regiões isoladas do país soluções de infraestrutura, tais como tubos de PVC para poços artesianos, tubos de polietileno de alta densidade para esgoto e reservatórios de água e fossa séptica com tanques rotomoldados em polietileno.

Geomembrana

Fabricadas em polietileno de alta densidade ou policloreto de vinila (PVC), essa manta elástica flexível tem uma excelente performance quando utilizada como revestimento  podendo ter diversas aplicações em impermeabilização de solo, sendo sua principal utilização em lagos artificiais de decantação – impedindo assim a contaminação do solo, lençóis freáticos ou afluentes próximos. Além disso, a geomembrana é muito utilizada na piscicultura, para impermeabilização de lagoas de criação de peixes, sem riscos para o meio ambiente.

Irrigação

Os tubos de PVC e polietileno, por exemplo, têm excelente estanqueidade, leveza, elevada durabilidade, além de facilidade de instalação e manutenção das linhas de irrigação.

O plástico está presente nos mais variados sistemas de irrigação, levando para o agricultor soluções essenciais para os principais aspectos, garantindo o desenvolvimento e a qualidade da sua produção, tais como a retenção de água no solo, assim como a qualidade, o volume, a frequência da irrigação.

Estufa

Funciona como um berçário, onde as mudas de plantas podem ser expostas à luz do sol e crescem em condições ideais conforme suas necessidades naturais. A estufa possibilita aos produtores criar um ambiente apropriado para o melhor desenvolvimento das culturas, e ainda um crescimento rápido e saudável da planta, independente das condições externas de altas ou baixas temperaturas e outros fatores.

Ensacamento de Frutos

O uso do TNT na cobertura de frutos ainda no pé evita o contato com insetos e contaminação por doenças. Já na sacaria, temos diversas aplicações do plástico: o uso do polipropileno no acondicionamento do café e de sacas de multifilamento de polipropileno para embalar batatas, por exemplo.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb