Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Criação de Cabras, Um Negócio Rentável

autor: Redação RuralNews
data: 31/05/2018

Com uma procura crescente por novas formas de utilização da terra e por criações de animais que possam oferecer um bom retorno financeiro para o produtor, a criação de cabras vem sendo uma ótima opção, com muitas vantagens para o pecuarista. Uma demanda crescente por seus produtos lácteos têm proporcionado aos seus criadores uma boa comercialização, encontrando bons preços. 

O leite de cabra é, sob muitos aspectos, superior ao de vaca. Além dos produtos lácteos, que estão em alta no mercado, sua carne e pele também possuem um bom valor para venda, inclusive no exterior.

Nas regiões norte e nordeste do Brasil, encontramos os maiores rebanhos, criados de forma extensiva. Nas regiões sul e sudeste, encontramos as melhores criações, compostas de animais de raças mais puras e aperfeiçoadas e com sistemas de produção que propiciam maior produtividade.

O leite de cabra, como já foi dito, é superior, em muitos aspectos, ao de vaca e possui algumas aplicações diferenciadas. É um leite com alto valor nutritivo, sendo rico em proteínas, sais minerais, caseína, açúcares e vitaminas. Para se ter uma idéia, um litro de leite de cabra equivale, em nutrição, a 8 ovos ou 150g de carne de frango ou a 900g de batata. Já é conhecido, há muito tempo, como fonte de alimento para crianças recém-nascidas que não se adaptaram ao leite humano. Muitas vezes, é o único alimento que a criança consegue ingerir no período após seu nascimento. É a diferença entre a vida e a morte. Por esse motivo, uma das aplicações comerciais para o leite de cabra é, justamente, as maternidades.

O leite de cabra pode ser comercializado de muitas formas, in natura, em pó, fresco ou no sistema longa-vida. O caminho que o produtor deve tomar, antes de iniciar a criação, é verificar como sua produção poderá ser comercializada e para quem. Encontrar uma cooperativa ou procurar o auxílio de associações de criadores é sempre um ótimo começo. Depois disso, deve ser decido qual o sistema de criação, as raças mais adequadas e o tamanho inicial da criação. Lembramos que a criação não deve ser maior do que a capacidade de escoamento da produção, sob o risco de prejuízos para o produtor.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb