Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Dias de sol favorecem a produção de cebolas

autor: Amanda Sampaio - Climatempo
data: 25/08/2017

Os primeiros registros de cultivo de cebola foram encontrados no Egito há mais de quatro mil anos. De lá pra cá, a hortaliça vem sendo utilizada de diversas formas na alimentação, seja como tempero ou aperitivo, e se tornou peça-chave na culinária tradicional brasileira.
 
Uma das principais condições para o bom desenvolvimento dos bulbos é o tempo diário de luz que a hortaliça deve ficar exposta, cerca de 12 horas/dia. No Brasil, essa quantidade torna o ambiente adequado para o plantio da cebola, que é favorecido por temperaturas amenas, entre 15ºC e 20ºC.
 
Apesar de a plantação de cebola necessitar de dias longos, a época da maturação exige dias mais quentes e sem chuvas, sendo a faixa de 20ºC a 25ºC a mais adequada para as etapas de cultivo. Temperaturas acima de 35ºC podem ocasionar bulbificação precoce, um dos inconvenientes do plantio em épocas de verão.
 
Em nível nacional existem grandes produtores, que são responsáveis por boa parte da produção de cebola. No entanto, a cultura da hortaliça ainda tem como característica a exploração de pequenos agricultores.
 
Ao aderirem a novas tecnologias, os cebolicultores têm obtido ganhos de produtividade. Uma delas é a irrigação por gotejamento, que possibilita obtenção de bulbos uniformes e de melhor qualidade. Outro avanço no sistema de plantio tem sido o uso mais racional dos insumos, que resultam na redução de custos da cultura milenar.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb