Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Novilhas – como obter o melhor retorno econômico para a futura produção leiteira

autor: Redação Ruralnews
data: 26/12/2017

Durante a fase de crescimento e engorda, as novilhas demandam um investimento financeiro considerável. Elas consomem alimento, precisam ter atendimento veterinário, vacinas etc., mas não produzem. Por esta razão, muitos criadores colocam em segundo plano esses animais e fornecem alimentação insuficiente para que as novilhas cresçam rapidamente e de forma saudável.

Para que uma novilha seja economicamente viável, ela precisa entrar na puberdade o mais cedo possível, mas precisa estar com o peso ideal para poder ter sua primeira cria e começar a produzir leite. O momento certo para que esses animais tenham a sua primeira gestação, o que só pode ocorrer depois do primeiro cio, é quando o peso esteja adequado.

Desta forma, é importante que a alimentação fornecida possibilite à novilha atingir o peso necessário o quanto antes. Um raciocínio errado que muitos produtores fazem é de que, por não estarem produzindo, não se deve “desperdiçar” alimento bom com as novilhas. Isso, porém, só traz maiores prejuízos, pois o período pré-puberdade se estenderá por mais tempo. Muitos criadores dedicam as melhores rações concentradas, os melhores pastos e os cuidados veterinários somente às vacas em plena produção, em detrimento às novilhas, que ainda não geram lucros.

Se o criador pretende colocar uma determinada novilha na produção leiteira, precisa investir nela, para que a produção comece o mais rápido possível. As que não serão destinadas à reprodução e produção leiteira normalmente são destinadas à venda para outros criadores.

O peso necessário para que uma novilha entre na puberdade pode variar de acordo com a raça. Como exemplo, podemos citar as novilhas da raça holandesa, que costumam ter o primeiro cio quando atingem cerca de 320kg. Esse peso deve ser maior ainda, no momento do parto, sendo indicado que o animal esteja com cerca de 480kg.

Com uma boa alimentação balanceada, peso correto, cuidados de sanidade devidamente observados a novilha se desenvolverá bem, trará uma boa produção leiteira e terá facilidade para ter outros cios, continuar na reprodução e boa produção leiteira.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb