Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Obtenha lucros no campo - analise corretamente custos e receitas

autor: Redação RuralNews
data: 16/10/2017

Muitas vezes, os produtores rurais, sejam eles agricultores ou pecuaristas, acabam obtendo prejuízos com atividades que poderiam dar bons resultados financeiros. Em alguns casos, os resultados negativos são frutos de variações de mercado e oscilações na economia do Brasil ou dos indicadores internacionais. Isso significa que, se há queda nas cotações de um determinado produto agropecuário ou se aumentam os custos dos insumos, o resultado pode ser um inevitável prejuízo.

Apesar disso, na grande maioria das vezes, os resultados negativos obtidos por agropecuaristas poderiam ser evitados e revertidos em lucros. Mas, porque isso não acontece (na maioria dos casos)? Porque muitos produtores rurais obtém prejuízos e não lucros, mesmo conhecendo bem a sua atividade e o mercado? A resposta a essas perguntas podem não ser tão diretas e simples mas, sempre, apresentam um elemento em comum: a falta de um planejamento de produção adequado e informações de mercado.

O que fazer, então, para minimizar e eliminar prejuízos? Como fazer para maximizar os lucros obtidos com a produção agropecuária? Neste caso, a resposta é simples: PLANEJAMENTO

O planejamento da produção envolve muitas variáveis e análises, mas não é nenhum bicho-de-sete-cabeças e pode ser feito por qualquer um. Em primeiro lugar, vamos partir do pressuposto que o produtor conheça bem a sua atividade e que tenha todo o conhecimento técnico necessário ou tenha como funcionários pessoas com as qualificações necessárias para obter bons resultados produtivos, seja na agricultura ou na pecuária. Caso esta premissa básica não seja verdadeira, o proprietário rural deverá empenhar-se em conhecer e aprender o máximo possível sobre a sua atividade, aprofundando seus conhecimentos. Além disso, é importante contar com uma equipe experiente, que possa ajudá-lo na condução do processo produtivo.

Depois, e o que é o foco dessa matéria, é importante que seja feita uma análise detalhada dos seguintes itens, entre outros:

Custos

- custo mensal da mão-de-obra (incluindo todos os encargos, como 13º, férias, etc.);

- custo dos insumos necessários, também, mensal (ração, sementes, defensivos, medicamentos, etc.);

- investimentos necessários para a produção (construções, compra de matrizes, máquinas de beneficiamento, etc.);

- custo de transporte e escoamento da produção;

- impostos;

- serviços terceirizados (contador, veterinário, agrônomo, técnicos agropecuários, etc.).

Receitas

- valor obtido com a venda da produção (com uma previsão das cotações, baseada nas variações de mercado);

- considerações sobre as variações de preço do produto produzido, para que não haja surpresa na hora da comercialização;

- ampliação e venda para outros mercados (primeiro, devemos focar os mercados mais próximos, depois os mais distantes e nunca esquecer das possibilidades de exportação);

- comercialização da produção futura (através da BM&F);

- agregar valor à produção (produzir queijo ao invés de vender apenas o leite, por exemplo).

Os resultados devem ser analisados de maneira clara e imparcial, deixando de lado o "amor" pelo empreendimento, para que obtenhamos respostas realistas sobre a viabilidade do negócio. Independente do resultado final da análise (conclusão de que obteremos lucro ou prejuízo), o que devemos fazer é tentar melhorar ainda mais os resultados, no caso de uma previsão de lucro e trazer as contas "para o azul", no caso de termos concluído que obteremos prejuízo, num determinado período.

Para que possamos alterar os resultados das previsões, devemos analisar item por item, tentando minimizar os custos e aumentar as receitas, sem que isso possa afetar a produção de maneira negativa ou, no mínimo, significativamente.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb