Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

O pomar

autor: Redação RuralNews
data: 08/06/2018

O pomar é um terreno no qual existe um grupo de plantas frutíferas. Quando possui mais de uma espécie, chama-se misto, sendo denominado simples ou puramente plantação, quando é formado por uma só espécie. Pode ser doméstico, quando sua produção é para o consumo da família e mesmo quando o excesso de frutas é vendido e comercial, quando o objetivo é o lucro, com a venda da produção. 

Podemos dizer que nenhum sítio ou fazenda pode deixar de ter um pomar, por menor que ele seja, com diversas espécies de fruteiras, para que produza durante o ano inteiro e as famílias do proprietário e as de seus funcionários, além de saborearem deliciosas frutas, ainda possam fazer geléias, doces, frutas cristalizadas, sucos, sorvetes, etc., melhorando e diversificando sua alimentação, pois elas são alimentos de elevado valor nutritivo e ricas, principalmente em açúcares, vitaminas, amido, gorduras, sais minerais, etc. Isso sem falar, é claro, nos pomares comerciais ou nas sobras dos pomares domésticos, que servem para a alimentação de várias espécies de animais. 

Localização 

A área do pomar varia de acordo com o número de frutíferas plantadas; as suas espécies, pois umas ocupam maiores espaços do que outras; perfil do terreno, etc. Deve ficar o mais próximo da casa sede, possível, no caso de pomares domésticos, para permitir maior fiscalização, não só contra pragas, doenças e predadores, mas também contra roubos. 

Deve ficar, de preferência, em terreno de declive, virado para o norte, para evitar os ventos frios do sul e receber mais sol e claridade durante mais tempo. Os solos meio arenosos e os arenosos são os melhores, mas o pomar pode ser feito em outros solos, mesmo os pobres e até em cerrados, pois podemos fazer as correções necessárias, em todo o terreno ou mesmo somente nas covas. 

Os terrenos úmidos ou de brejos não servem para pomar, bem como os de difícil drenagem ou sujeitos a inundações ou enxurradas. Apesar disso, quanto mais fértil o solo, melhor. Os pomares em terrenos inclinados devem ser plantados em curvas de nível, sejam só as covas ou com terraços, nos quais são cavadas as covas com os espaçamentos adequados às espécies a serem plantadas. Esta é a melhor maneira, pois os terraços controlam melhor as águas, evitando a erosão, facilitam o plantio, os tratos culturais, a colheita e o transporte das frutas e de todo o material. Os gastos realizados com o terraceamento são compensados pelos benefícios que traz ao pomar. 

Cercas 

Escolhido o local para o pomar e antes ou durante os trabalhos para a sua implantação, devemos cercar todo o terreno a ele destinado, para evitar a sua invasão, pelo menos por animais de grande, médio e mesmo de pequeno porte, pois eles poderão fazer grandes estragos nas plantações, causando grandes prejuízos. É claro que a colocação de cercas é mais difícil em pomares de área maior e, em certos casos, um investimento economicamente inviável.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb