Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Armazenamento e comercialização do girassol

autor: Redação RuralNews
data: 19/01/2018

Normalmente, as sementes de girassol são armazenadas durante um período que pode ser mais ou menos longo, de acordo com as necessidades e a sua utilização. É necessário, no entanto, que sejam tomados alguns cuidados, para não danificá-las ou prejudicar as suas qualidades. Entre eles, podemos destacar que: os locais devem ser bem higiênicos, bem ventilados e secos, com no máximo 11% de umidade e livres de ratos, carunchos e de outras pragas.

Quando a estocagem for por períodos mais longos, é aconselhável embalar as sementes em sacos de papel e depois armazená-los em uma câmara frigorífica, cuja temperatura deve ser de 10°C a 15°C.

Se o armazenamento não for feito de acordo com as técnicas mais indicadas e apropriadas, podem ocorrer perdas mais ou menos elevadas, por diversas causas, entre as quais a colheita dos produtos com excesso de umidade, excesso de folhas, de hastes e de impurezas fixadas às hastes ou à própria flor do girassol. Importante, também, é que não sejam colocados em locais muito quentes ou muito frios.

A comercialização das sementes de girassol pode ser feita para a alimentação de pássaros, fabricação de rações para diversos animais, para a sua moagem e prensagem, visando a produção do óleo de girassol, que é de grande valor nutritivo e muito utilizado no preparo de alimentos para uso humano.

Devemos destacar, também, a existência de uma máquina especial, utilizada para descascar as sementes de girassol, para o seu emprego na confeitaria, em diversos pratos especiais e no enfeite de bolos e de diversos doces.

Também na alimentação do gado, todo o caule do girassol é utilizado, sendo dado inteiro ou, o que é melhor, picado. Suas sementes são empregadas como componentes das rações de vacas leiteiras e de outros bovinos, além de cavalos e animais de diversas espécies.

Outro importante emprego de toda a planta, exceto das raízes do girassol, é o seu uso na obtenção da silagem, muito aproveitada para a alimentação, tanto de vacas leiteiras, quanto de gado de corte e de outras categorias e espécies animais.

A silagem de girassol está sendo cada vez mais empregada na alimentação de todas as espécies de animais domésticos, principalmente pela sua ótima relação de custo / benefício e de seu valor nutritivo.

Outro tipo de comércio que proporciona bons lucros para os produtores de girassóis, é a venda de suas flores, principalmente de arranjos preparados com elas e que são encontrados nas melhores floriculturas. A colheita e o manuseio das flores de girassol deve ser feita com todo o cuidado para não danificar, não só as próprias flores, mas também o caule com as suas folhas.
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb