Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Armazenagem de grãos e cereais

autor: Redação RuralNews
data: 11/08/2017

A produção de grãos é um dos principais segmentos do setor agrícola, não só no Brasil, mas em todo o mundo. No Brasil, a soja é a "estrela" da nossa agricultura, além dela, toda a produção de grãos já representa mais de 100 milhões de toneladas por ano.

Após a colheita, toda a safra de grãos precisa ser direcionada, para vários destinos, o que sempre envolve locais de armazenamento. O armazenamento é um processo da maior importância pois de nada vale produzir bem, com qualidade e produtividade elevadas, se a produção se estragar ou ficar comprometida devido a um processo inadequado de armazenamento.

No Brasil, durante décadas, foram sendo construídas unidades armazenadoras, tanto particulares quanto pela iniciativa do Governo ou de cooperativas agrícolas. Os dois mais importantes fatores, no que diz respeito ao armazenamento da produção de grãos são a capacidade de armazenamento (em toneladas) e a qualidade do armazenamento, isto é, se os locais disponíveis podem oferecer as condições necessárias para o armazenamento adequado, para que não haja perdas, contaminações, etc.

Um dos principais problemas na estrutura de armazenamento de grãos no Brasil está ligado diretamente aos produtores que, por falta de silos, acabam "amargando" grandes perdas. Para termos um termo de comparação, nos Estados Unidos, os proprietários de fazendas produtoras de grãos dão uma enorme importância para as instalações de armazenamento, desta forma, é muito difícil encontrarmos naquele país, fazendas sem grandes silos, em perfeito estado, prontos para fazer a armazenagem dos grãos.

O Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, já criou, em várias ocasiões, programas de incentivo à construção de silos e armazéns para sacaria mas, muitas vezes, essas instalações foram construídas de maneira inadequada ou, também, construía-se um armazém, quando o mais necessário seriam silos de armazenagem.

A qualidade de armazenagem dos grãos é uma preocupação crescente no Brasil pois, para que possamos aumentar ainda mais as nossas exportações desses produtos, devemos nos adequar aos padrões internacionais de qualidade, o que já vem sendo feito por grandes e médios produtores agrícolas em todo o Brasil. Se as condições de armazenagem não forem adequadas, certamente parte da nossa produção não poderá ser exportada ou, ainda, não poderá ser comercializada no mercado interno, pois os órgãos de inspeção sanitária estão cada vez mais rígidos.

O mais importante a ser ressaltado sobre esta questão é que, se desejarmos aumentar as exportações de grãos e suprir a crescente demanda interna, é necessário que se invista não só na produção (máquinas e tecnologia de plantio e colheita), mas também na armazenagem de qualidade. Sem esse investimento, o crescimento do setor torna-se inviável.
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb