Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

O arroz e seu cultivo

autor: Redação RuralNews
data: 14/09/2017

O arroz é em todo o mundo, um dos principais alimentos, principalmente se considerarmos os países do oriente, onde o arroz é a base da alimentação e, muitas vezes, a única disponível. No Brasil, o país do arroz com feijão, é um alimento indispensável, e que sempre encontra um bom valor de mercado. Sua plantação pode ser para consumo próprio, como uma lavoura de subsistência, para produção industrial ou visando um melhor aproveitamento de uma área não utilizada, em uma fazenda ou sítio. Além disso, também é utilizado como cultura de rotação, para ser cultivado de forma a dar um “descanso” para a terra exaurida por uma outra cultura.

No Brasil, o arroz pode ser plantado em quase todas as regiões, devido ao clima e solo adequado. Deve ser escolhida a variedade de arroz e o método a ser utilizado, de acordo com o clima e com o solo onde será iniciada a plantação. Os métodos mais utilizados são o de arroz de sequeiro e o arroz irrigado.

Arroz de sequeiro

Deve ser plantado de setembro a novembro, os de variedade tardias e de outubro a novembro, os precoces. Preferem solos férteis ou adubados com esterco ou composto, 20 ton./ha. O terreno deve ser preparado com aração e gradeação, 3 meses antes do plantio, quando for a primeira plantação no terreno, devendo ser repetidas nas épocas de semeadura.

O seu plantio, se manual, com ou sem matraca, deve ser feito por covas e com espaçamento de 40 a 80 cm entre as linhas e 15 a 20 cm entre as covas, ou então, por semeadeiras, em sulcos de 3 a 5 cm de profundidade, distanciados 60 a 70 cm, nos quais plantamos 50 a 70 sementes por metro corrido, sendo necessários 30 kg de sementes por ha. Devem ser colocadas de 10 a 15 sementes por cova.

Arroz irrigado

O clima para sua plantação é o mesmo que para o arroz de sequeiro. O solo deve ser rico em matéria orgânica ou bem adubado com esterco ou composto. É preciso que o solo seja bem nivelado para que a lâmina d’água seja a mais uniforme possível. Quando os tabuleiros estão sem água, o seu solo deve receber os mesmos cuidados dispensados para o sequeiro.

Para o plantio, quando semeado diretamente no lugar definitivo, são necessários 75 a 100kg de sementes por hectare, com espaçamento de 20 a 30 cm; quando a lanço, devemos usar espaçamento de 20 a 30cm entre as linhas e de 10 a 20 cm entre as covas com 2 a 4 mudas. As épocas para o plantio variam um pouco, indo de agosto a janeiro, mas a força é de setembro a outubro. Quanto à adubação, o elemento que deve ser reposto é o nitrogênio, nas quantidades de 40 a 100 kg por hectare, conforme o porte ou variedade do arroz.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb