Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Café - clima e variedades

autor: Redação RuralNews
data: 10/06/2018

O café pode ser cultivado em localidades e regiões que apresentem uma média de temperatura que fique entre 18 e 22 ºC. Esta faixa térmica se aplica ao café arábica, quanto ao robusta, a tolerância chega a 24 ºC. Temperaturas muito baixas, mesmo que por poucos dias por ano, não são aceitáveis para uma plantação. Além disso, regiões cujas médias de temperatura sejam inferiores a 18 ºC, também, não são propícias para o plantio do café.

O regime de chuvas ideal para o café é aquele encontrado em regiões com chuvas bem distribuídas durante todo o ano e com uma precipitação entre 600 e 1500mm/ano. Como dissemos, é importante uma boa distribuição das chuvas, durante o ano, com apenas uma ressalva para o inverno, quando a falta de chuvas não chega a ser prejudicial. Existe sempre, é claro, a opção pelo café irrigado, principalmente para regiões com deficiência de chuvas ou com uma má distribuição, durante o ano.

Variedades

A grande maioria do café produzido e consumido no mundo é da espécie arábica (Coffea Arabica L.). Existem 3 variedades básicas, de onde foram criadas e desenvolvidas quase todas as outras, cultivadas economicamente no Brasil.

- Cramer: variedade conhecida como café comum, nacional, Brasil, entre outras nomenclaturas. A planta vai de 2 a 3 metros de altura e apresenta uma forma que se aproxima de um cone. Seus frutos são vermelhos, brilhantes e lisos.

- Bourbon: esta variedade é conhecida pelo nome de café bourbon ou café fava. Como na variedade anterior, as plantas vão de 2 a 3 metros de altura, mas apresentam um formato cilíndrico. Os frutos apresentam o mesmo formato do café comum, mas com um tamanho reduzido.

- Caturra: sem que haja comprovação, essa variedade deve ser originária do café bourbon. É uma planta mais baixa do que as das variedades anteriores, não ultrapassando os 2 metros de altura. Os frutos são praticamente iguais ao do bourbon.

Além das variedades originárias do café arábica, existem, também, as variedades do café robusta (Coffea Canephora Pierre). O robusta tem uma quantidade maior de cafeína, se comparado ao arábica, mas seu gosto e aroma não são tão acentuados. Apesar disso, geograficamente falando, é um dos mais cultivados. A planta atinge de 2 a 5 metros de altura e é bem diferente do arábica. A floração é rápida e acontece de 2 a 3 vezes por ano. Os seus frutos são vermelhos e esféricos. 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb