Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Vacas leiteiras - características de qualidade e produtividade

autor: Redação RuralNews
data: 03/10/2017

A qualidade e produtividade das vacas leiteiras podem ser verificadas através de vários procedimentos, tanto necessários na hora de se adquirir o animal quanto para se aferir a produtividade e as características das vacas que mais produzem e das que menos produzem. Vejamos alguns desses procedimentos:
 
Pesagem do leite da ordenha

É um processo muito prático e que serve para completar o exame direto do animal. Este método deve ser empregado com cautela porque, em uma só ordenha, a vaca poderá produzir mais ou menos do que a sua média. Concorrem, para isso, diversos fatores entre os quais:

 
- para aumentar a produção : atrasar a hora da ordenha, não deixar o bezerro mamar, dar uma alimentação especial e, até mesmo, não fazer ordenha na véspera da prova;

 
- para diminuir a produção : fazer ordenha antes da hora, deixar o bezerro mamar, deixar a vaca passar fome ou sede, não fazer a ordenha completa ou, então, ordenhar a vaca doente, cansada ou nervosa.
 
Controle leiteiro

A pesagem do leite de uma só ordenha não é um método muito seguro para testarmos a capacidade leiteira de uma vaca, mas serve, no entanto, como uma indicação de suas possibilidades. Quando, porém, o controle é feito sobre um grande número de ordenhas, durante o período de lactação, os resultados obtidos indicam, com segurança, o valor leiteiro da vaca, porque desse modo, ficam conhecidas:

 
- a sua produção média diária;

 
- a quantidade de leite produzido durante todo um período de lactação;

 
- a duração do período de lactação, desde o nascimento da cria, até a vaca "secar".
A melhor vaca, em geral, não é a que, em certo dia ou período, produziu maior quantidade de leite, mas sim, a que consegue manter a melhor média durante mais tempo.
 
Parentesco

Quando não for possível examinar a vaca ou mesmo sua capacidade leiteira, a escolha pode ser feita levando-se em conta o seu parentesco, pois uma vaca de boa família leiteira, provavelmente também será uma boa produtora de leite. O parentesco dá, realmente, uma boa indicação sobre a qualidade de um animal. Seus parentes podem ser reunidos em 3 grupos:

 
- ascendentes : ou seja, seus pais e avós. Em geral, a filha ou neta de boas produtoras serão, também, boas leiteiras. O controle leiteiro dá uma orientação segura sobre a produtividade de seus pais ou avós;

 
- colaterais : que são os irmãos, tios e primos. A vaca ou novilha que tiver tias, primas ou principalmente irmãs boas leiteiras, geralmente é, também, uma boa produtora de leite. A melhor maneira de conhecer a capacidade desses seus parentes é o controle leiteiro;

 
- descendentes : ou seja, os filhos e netos. Quando uma vaca possui filhas ou netas boas leiteiras, em geral, ela é, também, boa produtora de leite. Neste caso, porém, é preciso verificar até que ponto os touros empregados nos acasalamentos influíram sobre a aptidão leiteira de suas filhas ou netas.
 
Registro genealógico

É um método para escolher um animal porque, pelo registro, podem ser conhecidas a sua origem, idade e raça, o seu grau de sangue e parentesco, a produção de seus parentes, etc. É por isso, um dos meios mais seguros e portanto, de grande valor para o criador, principalmente quando se tratar de animais destinados a plantéis de reprodução, quando maiores devem ser as exigências quanto à origem e às qualidades do animal. É necessário, ainda, que todos os animais estejam vacinados de acordo com as regiões em que vivem.
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb