Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Condições necessárias para a criação de ovinos

autor: Redação RuralNews
data: 22/01/2016

A criação de ovinos é uma atividade pecuária das mais importantes e que apresenta um grande potencial para investimentos no Brasil. Os criadores, desde que trabalhem com as técnicas adequadas, bons animais e as condições necessárias, podem obter ótimos lucros com a criação desses animais. 

De uma maneira geral, podemos colocar como fatores críticos para o sucesso, os seguintes:

Conhecimento técnico por parte do criador, além de seu "entusiasmo" pela atividade.

A pecuária e, especialmente, a criação de ovinos, é uma atividade que envolve muitos processos e rotinas, que garantem o bom desempenho da criação e os resultados obtidos. O criador, além de precisar ser um entusiasta pela sua atividade, deverá conhecer bem todas as fases da criação, fazer uma administração adequada e contar com auxílio qualificado, principalmente de médicos veterinários, técnicos agropecuários ou zootecnistas. Caso o criador entenda bem da atividade, a necessidade de assessoria por parte dos profissionais acima citados, será menor, mas não dispensável.

Animais de boa qualidade e procedência

Sem a utilização de boas matrizes e animais de raças especializadas, o criador não terá o material necessário para uma produção de qualidade, obtendo assim, resultados menos satisfatórios ou mesmo, prejuízos. Outro ponto importante no que diz respeito à qualidade dos animais está na saúde: animais saudáveis produzirão mais, enquanto que animais com problemas, causarão prejuízos.

Desta forma, mesmo que o criador disponha de muitos animais de boa qualidade e saudáveis, se introduzir na criação um animal de procedência duvidosa ou que não tenha sido devidamente avaliado no que diz respeito ao estado de saúde, poderá introduzir uma "maçã podre", que infectará outros animais, causando grandes prejuízos.

Clima adequado ao tipo de criação e às raças criadas

Existem várias raças de ovinos que, de acordo com a sua região de origem, se adaptam melhor a determinadas condições climáticas. Desta forma, o criador deverá, tendo em vista o clima da região onde se encontra a sua propriedade, procurar uma ou mais raças ovinas que apresentem uma adaptabilidade maior às condições encontradas. Além disso, a adaptação a um determinado clima pode variar de acordo com o manejo utilizado.

Apesar de se adaptarem a diferentes tipos de clima, a maior parte das raças se desenvolve melhor em climas mais frios e com uma umidade relativa do ar média. Desta forma, são dados importantes a latitude e a altitude, onde desejamos criar ovinos. No Brasil, a criação de ovinos para a produção de lã é mais desenvolvida na região Sul, devido ao clima mais favorável. Entretanto, no Nordeste e na região Norte, encontramos criações de ovinos deslanados, mais indicados para climas quentes, como os encontrados nessas regiões.

Outra característica climática importante para a criação de ovinos voltados para a produção de lã, é a umidade relativa do ar e o regime de chuvas. Em regiões nas quais o clima é úmido, com muitas chuvas, a qualidade da lã produzida fica comprometida.

Disponibilidade de água, alimentação e eventuais suplementos

Os ovinos necessitam de uma considerável quantidade de água para sobreviver, quantidade essa que varia de acordo com as temperaturas encontradas na região da criação. Em média, os animais adultos consomem de 3 a 4 litros de água por dia e os cordeiros, de 1 a 2 litros. Esse consumo varia, também de acordo com a estação climática: no verão o consumo aumenta e no inverno diminui. Devemos fornecer, sempre, água fresca e em bebedouros, uma água limpa e que garanta a qualidade de vida e saúde dos animais.

Além da água, os animais poderão consumir rações balanceadas, diferenciadas para cada fase do desenvolvimento dos animais. Essas rações podem ser utilizadas como alimentação principal (em regime de confinamento) ou como suplemento alimentar para os animais criados em regime de pasto.

Qualidade pastagens

Com boas pastagens os bovinos se desenvolvem melhor, preferem as gramíneas mas finas mas aceitarem bem todos os tipos de vegetação. Apenas não consomem gramíneas de grande porte. Os ovinos diferem dos bovinos e da maioria dos ruminantes, no consumo de folhagens, pois podem ser comercializados mesmo durante o período de aleitamento, por já aceitam e sobrevivem apenas com as pastagens. 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb