Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Características e origem dos porcos

autor: Redação RuralNews
data: 05/12/2017

Os porcos domésticos descendem dos javalis, que habitavam a Europa e a Ásia e que foram domesticados sofrendo, com o correr dos anos, grandes transformações não só em seus hábitos mas também na sua forma, desenvolvimento e produção.

Os primeiros porcos que chegaram às Américas foram trazidos por Cristóvão Colombo, em sua segunda viagem a São Domingos, em 1493. No Brasil, foram introduzidos em 1532 por Martim Afonso de Souza.

Os antigos suínos que aqui chegaram eram das raças alentejana, transtagana, galega, bizarra, beiroa, Macau e China. As raças nacionais são justamente o resultado dos cruzamentos entre os animais daquelas raças, embora possa haver alguma influência de outras raças, inclusive americanas.

Características dos suínos

Os suínos se caracterizam por terem uma dentição completa, possuindo 44 dentes dos quais 12 incisivos, 4 caninos, 16 pré-molares e 12 molares. Os caninos são muito desenvolvidos nos adultos, sendo mesmo uma arma muito perigosa quando brigam entre si ou atacam outros animais ou pessoas.

Alimentam-se de tudo, comendo capins e outros vegetais, raízes como a de mandioca, tubérculos, grãos, produtos de origem vegetal e animal, etc., além de rações balanceadas próprias para suínos.

Sua capacidade de respiração é muito pequena, relativamente, devido ao pouco desenvolvimento de suas cavidades nasais e do véu palatino e da sua fraca evaporação cutânea. É por este motivo que os porcos são muito sujeitos à asfixia quando ficam expostos ao sol, quando fazem exercícios muito fortes ou, então, em dias muito quentes.

Possuem uma pele grossa, coberta de pêlos chamados cerdas e que fica assentada em uma camada de gordura, cuja espessura varia de acordo com o grau de engorda do porco.

Sua cabeça é delicada nas raças aperfeiçoadas.

As fêmeas possuem de 4 a 8 mamas, situadas nas regiões peitoral, ventral e inguinal. Em cada parto, as porcas produzem de 5 a 12 e até 20 leitões, chamados bacoros ou bacorinhos. O período de gestação é de 115 a 120 dias.

A sua temperatura corporal média é de 39,5 ºC para os adultos e de 40,5ºC para os leitões. Suas pulsações variam de 70 a 80 e seus movimentos respiratórios, de 15 a 20 por minuto.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb