Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Como avaliar o desempenho dos suínos na fase de crescimento

autor: Redação RuralNews
data: 14/09/2017

A fase de crescimento é muito importante para todo o sucesso da criação de suínos, pois é durante esta fase que os animais ganham peso e adquirem a constituição que os levará para o abate. Por este motivo, principalmente o ganho de peso é um fator que deve ser monitorado constantemente, para sabermos se o processo de alimentação está sendo feito de maneira eficiente e que os animais poderão alcançar os padrões desejáveis para a engorda. 

Como método para avaliar o desempenho dos suínos, no que diz respeito ao ganho de peso, utiliza-se padrões GMD (ganho de peso médio diário). Através da avaliação da curva do GMD, podemos detectar diversos problemas na criação ou, de preferência, constatarmos o bom desempenho dos animais.

Para exemplificarmos como detectar algum problema na criação, através da análise do GMD, caso encontremos valores de GMD abaixo dos padrões desejados e pré-estabelecidos, podemos suspeitar de problemas com a alimentação ou ainda uma possível doença que esteja atacando os animais.

Para medir o ganho de peso médio diário, utiliza-se um cálculo que abrange todo o período de crescimento, calculado para um determinado grupo de animais. Dessa forma, teremos a seguinte equação:
Peso final do animal - peso inicial(desta fase) = ganho médio de peso
Ganho médio de peso = GMD
Dias do grupo analisado

Na equação acima, "dias do grupo analisado" refere-se ao número de dias que compreende desde o início da fase de engorda até o abate.

Além desse método, podemos calcular, diariamente, o ganho de peso, para que obtenhamos dados mais precisos sobre cada animal ou sobre um determinado grupo. Este é um método mais complexo que, diante de um grande número da animais em uma criação, só deverá ser feito com o auxílio de um computador, no qual todos os dados deverão ser computados, analisados e armazenados, obtendo-se, desta forma, um "mapa" completo do processo de ganho de peso dos animais. Este procedimento, leva à otimização dos recursos empregados pelo criador e auxilia bastante no aumento da produtividade de toda a criação.

É muito importante que se determine o desvio padrão, ou seja, a variação de ganho de peso médio dos animais de um mesmo lote. Grandes variações não são, necessariamente, indicações de problemas, pois existem fatores como a genética que determinam ganhos de peso diferentes, para cada animal. Existe, também, o fator sexo, pois machos e fêmeas apresentam variações no ganho de peso. Machos castrados, por exemplo, ganham mais peso do que as fêmea, mas acumulam mais gordura. As fêmeas, por sua vez, têm um ganho de peso menor, mas apresentam mais carne em sua constituição.

Toda essa avaliação deve fazer com que o criador entenda melhor todo o processo de engorda de seus animais, visando o aumento da produtividade geral. Com uma análise da curva de ganho de peso médio dos animais, podem ser tomadas decisões importantes, como deixar alguns animais de um determinado lote mais tempo na alimentação de engorda, enquanto seus "colegas" de lote, mais desenvolvidos, foram para o abate. Entretanto, deve ser avaliado se estes animais, mesmo com um tempo de engorda maior, poderão alcançar o peso desejável e se a relação da conversibilidade da ração de engorda será em proporção que possa representar lucro para o criador. Este é um dado muito importante pois, provavelmente, um animal com um fraco desempenho no ganho de peso durante toda a fase de engorda, continuará a apresentar um baixo resultado ou GMD, mesmo que se prolongue a sua fase de engorda.

O melhor que o criador pode fazer é tentar criar lotes mais homogêneos, dentro do possível, para que não seja necessário desmembrá-los na hora do abate.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb