Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Cavalo Mangalarga

autor: Redação Rural News
data: 07/12/2017

Essa raça de eqüinos começou a ser formada no Brasil, no estado de Minas Gerais, na região que faz limite com a serra da Mantiqueira e o estado de São Paulo. Sua origem, porém, é européia, pois os reprodutores chegados ao Brasil, foram trazidos da península ibérica, ou seja, de Portugal e da Espanha.

O mangalarga ficou famoso por ser um belo animal, muito resistente, manso e, principalmente, pelo seu andar, pois é um excelente cavalo marchador.

Suas principais características são: cabeça de perfil subconvexo com tendência a retilíneo e harmoniosa em relação ao pescoço e ao tronco.; olhos grandes, pouco salientes, não oblíquos e afastados; olhar vivo e expressivo; narinas grandes e móveis; maxilares delicados; orelhas de tamanho médio, móveis e bem implantadas; testa ampla; boca bem rasgada; pescoço largo e musculoso, cujo comprimento é igual ao da cabeça mais um terço desta e cuja implantação no tronco é harmoniosa, formando um belo conjunto; crinas bonitas e abundantes; tronco forte, resistente e harmonioso; cernelha um pouco saliente; peito amplo, profundo e apresentando uma forte musculatura; costelas fortes e arqueadas; dorso e lombo curtos e com forte musculatura e de acordo com a inclinação das espáduas; flancos desenvolvidos; ventre com um desenvolvimento médio; garupa musculosa, ampla e o mais horizontal, possível; com boa inserção e fios longos e abundantes, dando ao cavalo, uma aparência elegante.

Seus membros apresentam bons aprumos; são fortes; articulações firmes; coxas musculosas e bem desenvolvidas; jarretes musculosos, fortes e abertos; canelas descarnadas, finas e fortes; espáduas bem oblíquas; quartela adequada e com uma boa inclinação; cascos circulares, resistentes e lisos; ranilha elástica. Pelagem; de preferência apresentando cores simples e uniformes. Alturas : 1,48m para machos e l,44 m para fêmeas. Andar: especialmente marcha.

Além disso, ele deve ter características ou linhas de elegância, resistência e agilidade, o que pode ser verificado pelo seu exterior. Aprumos. Devem ser os mais perfeitos, pois deles depende, principalmente, a estabilidade dos cavalos, evitando assim, as quedas ou tombos que podem ferir o animal e o cavaleiro. Além disso, bons aprumos concorrem para a beleza do animal , aumenta a sua segurança em qualquer situação .Temperamento. É um dos mais importantes requisitos exigidos de um cavalo, pois ele deve ser vivo e enérgico, mas em um cavalo dócil e obediente.

É um dos cavalos de raça mais criados em todo o Brasil, sendo uma "paixão" para seus criadores. Para se ter uma boa criação, como para se criar qualquer bom cavalo de raça, são necessários bons reprodutores, puros, de boa procedência, adquiridos de criadores idôneos. Durante todo o país, são realizados um grande número de eventos ligados ao cavalo mangalarga, principalmente leilões de animais desta raça, com a presença de grande criadores que colocam a venda ótimos animais.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb