Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Galpões ou abrigos para a criação de codornas

autor: Dr. Márcio Infante Vieira
data: 26/01/2016

As gaiolas, baterias, criadeiras, etc., com as codornas, devem ficar protegidas dentro de um abrigo que pode ser construído especialmente para este fim ou, então, ser um local reaproveitado, como uma garagem, um antigo galpão para galinhas ou outros animais, quartos, etc., desde que sejam, antes do seu reaproveitamento, desinfetados rigorosamente.

Quando, porém, não dispomos ou não desejamos reaproveitar um abrigo, como já mencionamos, temos de construir um. Ele pode variar de tamanho, tipo de construção, de material empregado na sua construção, etc., mas deve preencher uma série de exigências, sem as quais a criação será mais ou menos prejudicada ou até mesmo inviável. Devemos, portanto, levar em consideração, os seguintes fatores:

Orientação

O galpão deve ter suas cabaceiras orientadas no sentido Leste / Oeste, para que o sol, principalmente no verão, não penetre no seu interior, atingindo as gaiolas ou baterias com as codornas, prejudicando-as ou até as matando, pelo calor excessivo que isso provocará dentro do galpão.

Tamanho

Deve variar de acordo com o porte da criação, os tipos ou dimensões das criadeiras, chocadeiras, etc. As instalações, de um modo geral, devem proporcionar conforto às aves, para que elas possam se reproduzir, crescer e produzir normalmente. Devem permitir, ainda, maior facilidade e rapidez para a execução de serviços, o que significa baixar os custos de produção.

Assim sendo, podemos ter desde pequenos galpões ou coberturas até galpões para milhares de codornas. É aconselhável, também, que sejam previstas as ampliações das instalações. Para isso, as construções devem ser feitas de maneira tal que facilitem a sua ampliação ou as construções de novos galpões.

O objetivo desses galpões e outros abrigos para as codornas é protegê-las contra as temperaturas extremas (altas ou baixas), dos ventos, principalmente os frios, vindos do Sul. Devem, também, proteger as aves contra as chuvas e as mudanças bruscas de temperatura.

O pé direito dessas construções deve ser de 2 a 2,30m e suas paredes de alvenaria de tijolos, de pré-moldados, de tábuas, de tela, mas com cortinas que podem ser de plástico, sacarias, etc.

Janelas

Servem para clarear o ambiente, deixando entrar a luz natural e para facilitar a circulação e a renovação do ar. Devem medir 1x1m e ficar a uma altura de 1,20 a 1,50 do piso do galpão. 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb