Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Cavalo BH - Brasileiro de Hipismo

autor: Redação RuralNews
data: 15/09/2017

Conhecido em todo o mundo por "BH", o cavalo brasileiro de hipismo é um animal de belo porte, muito bonito, medindo em média, os machos, 1,68m de altura. Seu valor comercial é elevado, podendo chegar a altas cifras, nos principais leilões de cavalos.

Movimenta-se de maneira ágil e leve. Sua vida é longa, vive muitos anos e sua principal utilização é, certamente, nas competições de hipismo. É um excelente cavalo para competições, saltando com sucesso obstáculos de até 1,60m de altura.

Possui um esqueleto perfeito, com ossos muito sólidos e bem calcificados. Apresenta um temperamento excepcional, é muito inteligente e merece a confiança do seu dono, principalmente nas competições, onde um perfeito entrosamento é necessário e vital para a vitória. Além disso, é um animal de brio e muita coragem.

Sua musculatura é sólida e com fortes tendões, o que lhe permite grandes esforços, impulsão e rapidez nos movimentos, nas suas marchas e, também, para absorver impactos, principalmente nas competições e marchas forçadas. Seus aprumos são perfeitos.

Origem

Devido ao incremento que vinha tomando a criação do cavalo BH, os criadores se reuniram e fundaram em 1977 a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos de Hipismo - ABCCH, que iniciou o registro genealógico dos animais dessa raça, além de orientar a sua criação, com o objetivo de produzir cavalos que pudessem competir em igualdade de condições e, até mesmo, superar os cavalos de raças já consagradas nos esportes olímpicos.

A formação do cavalo BH começou com o emprego de éguas nacionais, já adaptadas às atividades de hipismo, que foram cobertas por garanhões das melhores raças e linhagens francesas, alemãs e holandesas, o que foi a medida mais acertada, seguida de uma boa seleção dos produtos obtidos.

Nessa época, as pistas brasileiras de hipismo estavam repletas de cavalos importados da Argentina e da Europa, inclusive puros-sangues, considerados como adaptados para o salto. Por esses motivos, nessa época, as pessoas ligadas ao hipismo ainda encaravam o cavalo BH com uma certa desconfiança, pois ainda não conheciam as suas características e habilidades para as competições ou saltos. Atualmente, devido aos seus méritos como saltador, o cavalo BH é encontrado e se destaca em todas as pistas em que disputa campeonatos de saltos, não só no Brasil, mas em todo o mundo, sendo respeitado como grande saltador.

Através da reprodução de excelentes e selecionados animais, fêmeas e machos, uma seleção rigorosa, uma boa e controlada alimentação, aliadas a um bom manejo, o cavalo BH vem tendo um aperfeiçoamento cada vez maior. Naturalmente, outro fator da máxima importância para a obtenção de grandes saltadores é um bom treinamento.
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb