Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Alimentação dos Cavalos

autor: Redação RuralNews
data: 22/04/2016

Uma alimentação adequada para os cavalos, aliás, como para todos os animais, é um fator vital para o bom desenvolvimento da criação. Sem uma boa dieta, os cavalos podem apresentar os mais diversos problemas, desde fraquezas, mau desenvolvimento e crescimento, os pêlos podem cair, ficar fracos ou, ainda, perderem o brilho.

Outros problemas que a má alimentação pode causar diz respeito aos ossos e musculatura. Pode haver uma queda na massa óssea e uma diminuição do volume muscular e, em alguns casos, até mesmo graves problemas de locomoção.

Para que os animais recebam uma alimentação adequada, balanceada, devem ingerir, basicamente, dois tipos de alimento:

 
- Volumosos - são as palhas, em geral, como as de arroz, milho, algodão, etc.; as forragens verdes; silagens; grãos de cevada ou milho, além de algumas raízes, como a mandioca ou a cenoura;

 
- Concentrados - estes são os alimentos mais importantes no regime alimentar dos cavalos, por apresentarem as maiores quantidades de carboidratos e proteínas, ou seja, responsáveis pela energia desses animais. Normalmente, são comprados prontos, no comércio especializado.

Outros componentes importantes na alimentação dos cavalos são as vitaminas, sal mineral e o cloreto de sódio (sal comum). Os sais são importantes por conter elementos indispensáveis para o desenvolvimento dos cavalos, como o cálcio, fósforo, iodo, ferro, etc.

As vitaminas também são muito importantes para os animais, sendo que não devem faltar na alimentação do cavalo, ou através de suplementos, as vitaminas A, D, E, o complexo B, a K e a C.

Dependendo da raça, da utilização do animal e da sua finalidade, a alimentação poderá e deverá ser diferente, visando atender as necessidades individuais.

Os volumosos e os concentrados devem ser fornecidos aos animais simultaneamente, quer nos mesmos cochos ou em locais separados. O importante é que os cavalos possam procurar os alimentos que forem mais necessários. É claro que, como em todas as boas criações, é necessário um acompanhamento veterinário dos animais e da sua alimentação, para que possam ser detectadas quaisquer anomalias na alimentação ou prescritas rações suplementares.
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb