Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Criação de avestruz - um ótimo negócio

autor: Redação RuralNews
data: 06/09/2017

 
A criação de avestruz ou estrutiocultura é uma atividade pecuária relativamente nova no Brasil, mas já se consolidou como uma ótima alternativa de negócio rural. O principal motivo do sucesso e da lucratividade dessa criação é a grande aceitação da carne dessa ave no Brasil e, principalmente, em grandes mercados consumidores pelo mundo. Os principais consumidores da carne de avestruz são os Estados Unidos, Comunidade Européia e Japão. Apesar da carne ser o principal produto do avestruz, as plumas, o couro e outros subprodutos também apresentam uma boa aceitação no mercado.

A tão falada carne de avestruz, no que diz respeito ao sabor, se assemelha bastante às melhores carnes bovinas mas com um importante diferencial: baixos teores de gorduras, colesterol e com poucas calorias. É uma carne vermelha que além de ser muito saborosa é bastante saudável, se comparada às outras carnes mais consumidas no Brasil e no mundo.

O avestruz é uma ave de origem africana, não é capaz de voar mas corre à uma velocidade de 60km/h, podendo mantê-la por até 10minutos. É um animal rústico, devido à sua origem africana e às condições que encontra naquele continente. Sua resistência à variação térmica é impressionante: resiste à temperaturas que vão desde as abaixo de 0ºC, até 45ºC, ou mais. Não é exigente quanto à alimentação, mas os criadores, para que a taxa de conversão seja a melhor possível, oferecem rações balanceadas (granulados especiais para avestruz), além de milho, aveia, feno e, principalmente, a luzerna.

Essas aves podem atingir 3 metros de altura e pesar mais de 150kg. Ficam prontos para o abate com 15 meses, quando já estão com 100 a 110kg. Neste momento, produzem cerca de 35kg de carne limpa, com um valor de mercado bastante elevado e com comercialização certa. O tempo de vida de um avestruz varia, em média, de 65 a 70 anos, podendo viver até mais de 80 anos.

Os filhotes nascem com cerca de 1kg e crescem 30cm por mês. As fêmeas iniciam a postura aos dois anos de idade e colocam algo em torno de 55 a 60 ovos por ano, produzindo de 20 a 40 filhotes neste período. O avestruz apresenta patas com dois dedos, que são potentes armas de defesa dessas aves, que as utilizam em seus "coices".

No Brasil, devido à condições climáticas e aos alimentos disponíveis, a criação de avestruz é uma atividade que se desenvolve muito bem. O plantel nacional está em amplo crescimento e esta atividade está sendo desenvolvida com um alto padrão zootécnico.

Essas aves se adaptam com facilidade e as variações de temperatura à que ficam sujeitas no Brasil, pois são muito menores dos que as que enfrentariam na África. Além disso, as instalações utilizadas na pecuária bovina ou em outras podem ser facilmente adaptadas à criação dessas aves.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb