Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Como obter bons resultados na avicultura

autor: Redação RuralNews
data: 18/08/2017

Para o estabelecimento de uma indústria avícola próspera, moderna e lucrativa, principalmente na criação de frangos para corte e na produção de ovos, devem ser tomadas algumas medidas básicas, tais como:
- a existência e o uso em alta escala de linhagens de galinhas altamente eficientes, tanto para a produção de ovos quanto para carne;

- trabalhar com as melhores rações, as mais indicadas para as aves criadas, de acordo com a idade e produção a ser obtida (ovos ou carne);

- a mais ampla divulgação dos conhecimentos necessários à eficiente criação das aves: os criadores devem estar sempre atualizados com inovações tecnológicas e com as características e demandas existentes no mercado avícola;

- a existência de recursos pessoais e materiais adequados, visando o maior controle possível das doenças das aves;

- um sistema de distribuição dos produtos avícolas, tendo em vista a maior eficiência tanto para o produtor quanto para o consumidor final. Neste sentido, podemos ressaltar a importância das cooperativas avícolas e agropecuárias em geral, principalmente para os pequenos e médios produtores;

- um serviço de extensão para o esclarecimento do produtor, no que diz respeito aos tópicos acima. Para tal, destacamos a importância vital dos técnicos especializados e de entidades como a EMBRAPA.

No Brasil, existe há muitos anos um grande esforço técnico, científico e mercadológico voltado para estes assuntos. Tal esforço é fruto da demanda dos produtores e de ações governamentais, principalmente do Ministério da Agricultura, responsável pelo fomento das atividades agropecuárias no nosso país.

Apesar da grande importância dos elementos acima descritos, muitos outros se fazem necessários para que os produtores obtenham bons resultados na avicultura, tais o crédito agropecuário, responsável pelo financiamento da produção.

Criando e aperfeiçoando novos métodos de produção e distribuição (com destaque crescente para a exportação), a indústria avícola brasileira conseguiu uma acentuada baixa nos custos de produção, o que fez com que a nossa produção atingisse altos níveis de competitividade no mercado internacional, além de aumentar a base de consumo no mercado interno. Ainda assim, o potencial dessa indústria não está sendo totalmente aproveitado no Brasil.

Com o aumento das exportações e o crescimento da produção de milho (base da alimentação das aves e da fabricação de rações balanceadas), a viabilidade econômica da indústria avícola brasileira crescerá ainda mais, atraindo novos investimentos e fazendo com que esta segmento do setor rural torne-se uma referência de eficiência, ainda maior.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb