Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

As raças dos gansos

autor: Dr. Márcio Infante Vieira
data: 29/03/2016

As raças consideradas econômicas e as mais criadas, são as de Toulouse, de Embden, a africana e a chinesa. Quanto às raças ornamentais, destacam-se os gansos do Egito, do Canadá ou gravata e o frisado. No Brasil, os mais espalhados, são os gansos comuns. 

São dadas a seguir a descrição de diversas raças, para que os criadores as fiquem conhecendo e assim possam, entre várias, escolher a raça que mais lhes agradar.

 
Toulouse
 
É originário da França. É a raça maior, mais pesada e a que produz a carne de melhor qualidade sendo, por essa razão, a raça mais criada. Os machos atingem de 12 a 14 quilos. As fêmeas alcançam de 9 a 10 quilos e são boas poedeiras e criadeiras. 

Sua plumagem é uma mistura de cinza-claro com cinza-escuro. São cinza-escuro com algumas listas no lombo ou dorso e que vão se alargando até cinza claro no peito e quase branco no abdomem (barriga). O bico é curto e forte, os tarsos e dedos são alaranjados e os pés avermelhados. Suas pernas são curtas e fortes.

A cabeça é grande e curta. O pescoço é curto e um pouco curvo. É preferível que os adultos tenham uma papada. Seu corpo não é muito comprido e é compacto nos animais gordos que, além disso, possuem papada dupla, quase encostando no chão. Tem as costas largas e um pouco recurvadas. O peito é cheio e saliente. Suas asas são grandes e fortes.

Tendo boa alimentação, os gansinhos, com 10 semanas de idade, atingem a 4 quilos. Com 5 a 6 meses, chegam a 5 ou 6 quilos. Os adultos cevados podem alcançar até 15 quilos. É considerado um defeito no padrão da raça quando o animal apresenta penas brancas nas asas.

As gansas desta raça produzem de 20 a 40 ovos por ano. Os filhotes e os jovens são muito sensíveis ao frio e à umidade. Na França, é a raça mais criada e explorada em grande escala, para a produção de carne, gordura e principalmente de fígado, com o qual é feito o pathe-de-foie-gras, afamado em todo o mundo.

 
Embden
 
Também conhecida por Bremem, é uma raça de origem alemã. As aves são inteiramente brancas, com olhos azuis. Suas penas são as preferidas para a industrialização. Sua cabeça é um pouco grande e possuem pescoço comprido e sempre em pé. Tem o corpo grande, comprido e o dorso reto. Seu peito é redondo, as asas são grandes e bem arqueadas. A cauda é curta. Possuem pernas (tarsos) curtas e fortes.

Suas patas e bicos são amarelo-alaranjados e os pés e dedos alaranjado-escuro. Os gansinhos são muito rústicos e se desenvolvem facilmente, mas são bastante sensíveis ao sol e à umidade. O peso dos machos é de 9 a 10 quilos e o das fêmeas de 8 a 9 quilos. A qualidade de sua carne e da sua gordura é inferior à da raça Toulouse. As gansas produzem 20 a 30 ovos por ano e são boas chocadeiras. É considerado defeito no padrão da raça penas que não sejam brancas. São admitidas penas cinzas nas asas e costas das aves jovens.

 
Chinês
 
Conhecido também por ganso da China, é um animal muito bonito e elegante, chegando a lembrar o porte dos cisnes. Existem 2 variedades: a branca, na qual as aves são inteiramente brancas, com bico, pernas e pés alaranjados e a parda. Os machos pesam 5 quilos e as fêmeas 4. As gansas são boas criadeiras, mas poedeiras regulares. São consideradas aves ornamentais, apesar de também serem criadas para a produção.

 
Africano
 
É um lindo animal, resultante do cruzamento do Toulouse com o Chinês. Sua plumagem é cinza claro. Tem um pescoço muito comprido, cinza claro, com uma raia quase preta que vai, por trás, desde a cabeça até as espáduas. O bico é negro na parte de cima e na sua raiz existe uma protuberância, uma espécie de chifre grosso e sem ponta, da mesma cor. As pernas e dedos são de cor alaranjado-escuro. Os machos são fortes e vigorosos, sendo ótimos reprodutores. As fêmeas produzem 20 a 40 ovos por ano e são boas criadeiras. Os filhotes são muito rústicos. O peso dos machos é de 9kg, enquanto que o das fêmeas é de 8,250kg.

 
Ganso comum
 
Tem a cor do ganso de Toulouse, sendo porém de menor tamanho e mais fino e elegante. É o mais criado pelo interior do Brasil, sendo rara a fazenda que não possua alguns exemplares dessas aves soltas, como bois, a pastarem em seus campos.

 
Ganso frisado
 
Também conhecido por ganso do Danúbio ou de Sebastopol, é muito apreciado como ave de luxo, animal ornamental, por ter a sua plumagem toda frisada.

 
Ganso de gravata
  
Conhecido ainda por ganso do Canadá, é todo branco com a cabeça e o pescoço pretos. Possui uma faixa branca no meio do pescoço, o que dá um aspecto de gravata, originando-se daí o seu nome. É uma ave ornamental ou de luxo. Os gansos são muito rústicos, resistentes e fortes e embora estejam sujeitos a elas, quase não sofrem os ataques das doenças comuns às aves. É preciso, porém, não esquecer nunca, os cuidados higiênicos.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb