Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Os cisnes e sua criação

autor: Redação RuralNews
data: 30/11/2017

Os cisnes são uma das aves consideradas nobres, por sua elegância e beleza. Na Europa, existem cidades que possuem grandes quantidades de cisnes soltos nos lagos, parques e jardins públicos.

Parece que foram domesticados há, relativamente, pouco tempo.Vêm sendo cantadas pelos poetas, através dos tempos sendo, em alguns locais e épocas, consideradas aves sagradas.

Não são aves dóceis e tão mansas quanto outras aves domésticas. Vivem muitos anos sendo, praticamente, livre de doenças. Seu corpo é muito volumoso, suas patas curtas e o pescoço comprido, em geral, em forma de S. Outros animais, quando apresentam pescoço comprido e em forma de "S", são chamados de "pescoço de cisne".

Em terra, andam desajeitadamente e até parece que o fazem com dificuldade. Na água, porém, nadam com grande elegância, facilidade e rapidez.

Criação e reprodução

A criação de cisnes é muito fácil. Em geral, é necessária somente uma pequena casinha, localizada às margens da água ou nas pequenas ilhas dos lagos ou, ainda, onde eles possam se abrigar e fazer os ninhos.

É muito difícil distinguir os sexos. As fêmeas, em geral, são pouco menores do que os machos e, além disso, os machos emitem alguns sons diferentes dos das fêmeas.

Os cisnes devem entrar em reprodução depois de 1 ano de idade. Seus ovos são geralmente brancos, com variações esverdeadas, amarelo-pardecentas, etc., de acordo com a espécie. Os filhotes são delicados, devendo receber todo o cuidado, para que cresçam fortes e sadios.

Sua alimentação pode ser composta de vegetais, rações balanceadas, batatas, etc. Para cria-los melhor, além de rações balanceadas, podem ser dados aos recém-nascidos, ovos cozidos, pão molhado no leite, farinha de cevada, arroz cozido, etc. Depois dos 15 dias, podem receber carne picada, milho moído, etc.

Espécies conhecidas
 
As espécies conhecidas são encontradas espalhadas pelas Américas, Oceania, Europa e Ásia. Os cisnes são classificados em 2 grupos: os que têm carúnculas e os que não têm carúnculas. Dessas duas categorias, são formados outros grupos. São dadas a seguir, a descrição de algumas raças ou espécies para que o criador possa melhor se orientar. Dos cisnes com carúnculas, se destacam:

Cisne Branco
 
Entre as espécies carunculadas, se encontra o cisne branco, doméstico ou mudo. Seu bico é avermelhado, com carúnculas negras. É de fácil domesticação e se encontra na Europa e Sibéria. A fêmea põe de 5 a 8 ovos e os incuba com facilidade. A incubação dura de 28 a 30 dias.

Cisne de Pescoço Negro

Originário da América do Sul, é muito comum e de fácil domesticação. Têm o pescoço e a cabeça negros e as carúnculas vermelhas. Seu bico é azulado e suas patas são vermelhas. É um animal grande, tendo mais ou menos 1 metro de comprimento. É criado com facilidade na Europa.

Na segunda categoria, isto é, cisnes sem carúnculas, se encontram os seguintes:

Cisne Cantor
 
É branco e possui o bico negro e amarelo. É uma espécie muito selvagem, sendo que poucos exemplares são cativos. Sua reprodução em cativeiro, embora possível, é muito difícil.

Desta variedade é que se originou a lenda de que os cisnes morrem cantando. O que ocorre, porém, é que, vivendo em regiões frias, quando o inverno chega, eles têm que emigrar para o Norte. Entretanto, quando se atrasam, os lagos gelam e eles vão morrendo de frio e fome. Ao morrerem, emitem sons que são interpretados por algumas pessoas como sendo um canto. Outras, porém, crêem que são os últimos alentos da respiração, o que é mais um lamento, um som melancólico. Há, ainda, algumas pessoas que os comparam a sons de sinos distantes.

Pode ser que um conjunto de cisnes, emitindo esses sons ao mesmo tempo, pareça um cântico, hoje com a fama de estranho e divino.

Cisne Negro da Austrália

Apresenta o bico vermelho-carmim, com a ponta branca. Seu corpo e as suas patas são negros, exceto as penas primárias das asas, que são brancas. É muito manso e se reproduz com facilidade. Faz 2 posturas por ano.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb