Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Codorna Americana - Bobwhite

autor: Dr. Márcio Infante Vieira - médico veterinário
data: 15/04/2016

A codorna americana (Colinus virginianus), conhecida por bobwhite, devido à sua voz ou seu grito, é originária do Leste dos Estados Unidos. Quando adulta, atinge 500 gramas.

Esta ave é uma excelente poedeira, podendo produzir 250 a 300 ovos por ano. Por ser muito saborosa e nutritiva, sua carne é muito apreciada, tendo grande aceitação, não só nos Estados Unidos, mas em muitos outros países, inclusive no Brasil.

Existem codornas americanas de várias cores (branca, azul, vermelha, prateada, etc.), além da sua coloração típica, mesclada. Nos Estados Unidos, a bobwhite é muito usada para ser solta nos campos e depois, caçada na temporada oficial de caça a essa codorna, sendo cobrada uma taxa especial, para se abater uma determinada quota de codornas, por preços bastante elevados: é considerada uma atividade muito lucrativa, naquele país.

Como atividade pecuária, a criação de codornas americanas pode ser muito lucrativa e interessante para os criadores. É uma ave que traz ótimos resultados devido à sua rusticidade, grande resistência (inclusive a doenças), boa carne e ser, como já mencionamos, uma ótima poedeira. Além disso, já se adaptou muito bem às condições existentes no Brasil e aqui aumentou sua resistência, tornou-se mais precoce e produz mais, com 2, 3 ou mais ninhadas por ano ou produzindo até 300 ovos enquanto que, no seu país de origem, tem 1 ou 2 ninhadas por ano e bota até 250 ovos.

Outro fator importante para o sucesso da criação de codornas americanas no Brasil é a existência de um grande potencial de mercado para a absorção de grandes quantidades de ovos de codorna, quantidades estas muito maiores do que a atual produção. Os ovos são consumidos em restaurantes, lanchonetes, bares e casas de família, como antepasto ou "entrada" ou mesmo em "pratos", desde os mais simples, como ovos cozidos ou estrelados, até pratos mais sofisticados.

Quanto à carne, é muito saborosa e o seu consumo no Brasil vem aumentando rapidamente, na proporção do aumento da produção.

A codorna americana é uma boa, e relativamente nova, alternativa aos criadores de codornas no Brasil.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb