Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Codornas - acasalamento e inseminação artificial

autor: Dr. Márcio Infante Vieira
data: 26/02/2015

O primeiro acasalamento deve ser realizado quando as codornas atingem a maturidade sexual, isto é, quando os machos estão com 45 dias de idade e as fêmeas iniciam a postura ou, melhor ainda, 15 dias depois de as fêmeas haverem começado a postura o que, nas regiões mais quentes, ocorre aos 45 ou 50 dias de idade e, nas mais frias, entre 55 e 65 dias.

Para que o acasalamento se realize, devemos levar o macho às gaiolas individuais das fêmeas ou na proporção de 1 macho para cada 2 ou 3 fêmeas, nas gaiolas coletivas.

O acasalamento ocorre logo e os machos devem ser retirados das gaiolas 5 minutos depois de lá haverem sido colocados. Isso deve ser feito na parte da manhã. As fêmeas rejeitam os machos algumas horas antes de botarem os ovos.

Por precaução, só devemos aproveitar, para a reprodução, os ovos postos pelas codornas, no mínimo 10 dias após o acasalamento, para termos maior certeza de que eles estão fertilizados ("galados"). A fertilidade dos machos pode durar até 3 anos.

Inseminação artificial

Este método de reprodução apresenta uma série de vantagens, entre as quais um alto índice de inseminações positivas. É preciso, no entanto, que a seleção dos machos seja bem mais rigorosa do que quando empregado o acasalamento natural, pois, com o aproveitamento do sêmen de um só macho, para um grande número de fêmeas, as suas qualidades genéticas, boas ou más, serão transmitidas a todos os seus descendentes, melhorando a produtividade do plantel ou, então, quando o macho é de qualidade inferior, baixando o padrão zootécnico do mesmo plantel, porque as suas características negativas serão transmitidas a todos os seus filhos.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb