Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Perus - como criar os filhotes

autor: Redação RuralNews
data: 22/03/2016

Se houverem sido chocados por peruas, basta que sejam colocados em um quarto ou galpão com o chão coberto por uma cama ou então em uma gaiola grande com piso de tela ou ripas de madeira, pois é aconselhável que eles, nas primeiras semanas, não pisem no chão. 

Quando sua criação é artificial, devem ficar em criadeiras, baterias, ou em piso de cama, até 9 ou 10 semanas, quando então vão para os parques, ficando em liberdade. Nesta época, deve ser procedida a vacinação contra a bouba. Evitar a umidade e o sol muito forte. Um metro quadrado comporta 10 peruzinhos. Não há necessidade de sexagem, embora ela possa ser feita pelo mesmo método adotado para os pintos.

Depois de nascidos, os peruzinhos devem receber, nos 2 ou 3 primeiros dias, quirela de milho, ovos cozidos picados, verduras picadas, pão com leite e areia, ou então uma farelada ou ração balanceada contendo de 23 a 28% de proteínas. Estudos recentes aconselham 26% de proteínas na ração.

O leite desnatado é um dos mais completos alimentos, sendo de grande valor na alimentação dos perus de todas as idades, mas é preciso que lhes seja fornecido fervido e fresco.

O melhor, porém, é fornecer-lhes somente as rações balanceadas e o "verde". O "verde", isto é, capins e verduras, não devem faltar na dieta dessas aves. Quando soltos em parques, o pasto que comem concorre para uma economia de 20 a 25% de ração.

Devem receber a ração inicial durante o primeiro mês de vida, passando depois para a de crescimento com 18 a 20% de proteínas. Na falta desta, podem consumir a mesma ração dos adultos.

Quando necessário, fornecer-lhes vitaminas A, C e D, encontradas à venda no comércio e de acordo com as instruções dos fabricantes.

Até 3 meses, devem ser protegidos do sol, chuvas, dos ventos e da umidade, pois nessa idade, passam por um período conhecido por "crise do vermelho", facilmente superável quano criados racionalmente.

Perus com saúde, bem alimentados e dispondo de boas instalações e manejo, vencem facilmente essa fase e se tornam uma das mais rústicas aves domésticas.

Se a criação se realizar em terrenos pequenos, os perus podem ser mantidos em confinamento, isto é, em galpões, até serem vendidos, pois não é aconselhável que fiquem em locais muito pisados e dos quais não possam ser mudados, pelo menos, uma vez por semana.

As aves selecionadas para a reprodução podem continuar em liberdade até que sejam formados os lotes destinados à postura, quando então devem ser presos e cercados, para que lhes possa ser dispensada maior assistência e para que mais fácil se torne a colheita dos ovos.

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb