Home  Quem Somos  Cadastre-se  Anuncie no Rural News  Fale Conosco 
Busca
 

 

 
Enquete
Qual a sua área de atuação profissional?
Agricultura
Pecuária
Agricultura e Pecuária
Outra área dentro do setor rural
Fora do setor agropecuário

 

 Indique este site

Cultivo de plantas medicinais - um bom negócio

autor: Redação RuralNews
data: 12/06/2018

 
O consumo de plantas medicinais e seus produtos está em crescimento no Brasil e em todo o mundo. No nosso país, encontramos a maior diversidade de plantas com aplicações medicinais ou farmacêuticas do mundo, o que nos torna o maior produtor e fornecedor potencial. Apesar disso, o cultivo de plantas medicinais no Brasil, na maior parte dos casos, ainda é caseiro ou artesanal, sendo que relativamente poucos empresários do setor realmente possuem empreendimentos comercialmente competitivos, com alta produção e produtividade.

As plantas medicinais cultivadas e encontradas no Brasil podem ser utilizadas tanto in natura quanto como matéria-prima para a indústria farmacêutica. Esta, por sua vez, está cada vez mais interessada nos efeitos medicinais das plantas e os investimentos na área de pesquisa são crescentes, em todo o mundo.

Muitas são as plantas medicinais que podem ser cultivadas e comercializadas, de maneira lucrativa, por agricultores e produtores rurais. O importante é que, antes de se determinar qual ou quais serão as plantas cultivadas, o empresário rural faça uma avaliação de mercado e possibilidades de negócios. Ainda, devem ser observadas as condições climáticas, geográficas e de solo, para que sejam escolhidas variedades de plantas que poderão se desenvolver com maior grau de produtividade.

Para a avaliação valor comercial de uma determinada planta medicinal, o agricultor deverá levantar a potencialidade de sua comercialização, levando em conta as seguintes possibilidades:

fornecimento regular para um ou mais laboratórios farmacêuticos, no Brasil; exportação regular da produção (ou parte dela) para laboratórios estrangeiros; produção e comercialização própria de produtos feitos à partir das plantas cultivadas.

Em alguns casos, existe as opção de fornecimento das plantas ou algum produto obtido à partir delas, para laboratórios de pesquisas, em várias partes do mundo. Como já mencionamos, este é um campo em franco desenvolvimento e a maioria dos laboratórios farmacêuticos está investindo pesado em pesquisas, na tentativa de obter novos remédios, concebidos à partir de princípios ativos de muitas plantas medicinais. Por esta razão, as empresas desta área necessitam dessas plantas, para darem prosseguimento às suas pesquisas.

Por último, gostaríamos de ressaltar que, qualquer pessoa que disponha de um pequeno terreno cultivável, em sítios chácaras ou pequenas propriedades, mesmo em áreas urbanas, poderão desenvolver esta atividade e obter renda extra. É claro que dever haver um critério na escolha das plantas a serem cultivadas em pequenas áreas e, da mesma forma que em grandes plantações, devem ser levantados mercados potenciais. Para pequenas áreas, recomendamos o cultivo de plantas que requeiram maiores cuidados, que não sejam normalmente cultivadas comercialmente, ou seja, que sejam mais raras, mas que encontrem um mercado comprador, provavelmente na área de pesquisa.
 

« voltar

Indique a Matéria
Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
Comentários:

 

 

Publicidade
Info Rural News
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa do Ruralnews.
Copyright 2005. © RuralNews - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Pontaweb